EDUCAÇÃO

Setor infantil da Biblioteca Estadual agora abre aos sábados

Espaço voltado para criançada tem acervo de 20 mil livros. Biblioteca fica ao lado do Parque 13 de Maio

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 03/04/2019 às 8:07
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Espaço voltado para criançada tem acervo de 20 mil livros. Biblioteca fica ao lado do Parque 13 de Maio - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Pais de crianças e adolescentes dispõem, a partir de agora, de uma boa opção para levar a garotada nos fins de semana. O setor infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual, em Santo Amaro, área central do Recife, passa a funcionar todos os sábados das 9h às 13h30. O espaço, que conta com estacionamento e foi reformado recentemente, tem um acervo de 20 mil livros e dezenas de jogos de tabuleiro. Além de estimular o hábito da leitura, dá pra esticar e curtir o Parque Treze de Maio, que fica ao lado da biblioteca.

Outro setor, o circulante, também vai abrir aos sábados no mesmo horário. Com 17 mil livros, há títulos de variados temas, como filosofia, psicologia, religião, política, economia e literatura brasileira e estrangeira, entre outros. Qualquer pessoa pode pegar até dois livros emprestados por vez, desde que faça, antes, um rápido cadastro. Basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

“Era uma demanda, na parte infantil, de pais que trabalham durante a semana e não tinham tempo para trazer os filhos. Vamos oferecer, pelo menos um sábado por mês, alguma programação como contação de história. Ainda estamos organizando isso. Mas vale a visita, independentemente da atividade. Há muitos livros interessantes e nosso espaço é bem acolhedor”, destaca o chefe do setor infantil, Hélio Monteiro.

A advogada Anna Manuella Nunes, 34 anos, conheceu a biblioteca semana passada, ao participar de um evento da escola do seu filho caçula, Marcos, 7. Pretende voltar. “É uma excelente oportunidade de lazer para as famílias que podem desfrutar de uma programação cultural sem estar atreladas a qualquer tipo de consumo que não seja a literatura. É uma maneira também de aproximar mais as crianças dos livros, deixando um pouco de lado o mundo virtual”, destaca Manuella.

Para os que ainda não sabem ler, a gestora do acervo, Marlene Albuquerque, diz que chegaram títulos para o público de zero a 5 anos. “Há também livros sobre questões de gênero. Caso algum leitor busque um tema específico, como medo, emoções, morte, temos como ajudar e indicar os exemplares”, explica Marlene. Publicações de autores pernambucanos estão incluídas no acervo.

O mobiliário é um convite para desfrutar do espaço. As estantes são mais baixas para que a criançada mesma escolha os livros. Almofadas coloridas e em formato de bichos dão conforto na hora de ler. Do lado de fora, ao ar livre, há uma área onde podem ser feitos lanches e piqueniques.

COMPAZ

Outras duas bibliotecas no Recife podem ser visitadas por pequenos leitores e seus familiares nos finais de semana. São as que ficam dentro dos dois Compaz, no Alto de Santa Terezinha e no Cordeiro. Na primeira, o funcionamento, aos sábados e domingos, é das 9h as 13h. No Cordeiro vai das 8h às 12h. Em ambas tem atividades para crianças.

Últimas notícias