Grande Recife

Escolas de Jaboatão celebram Dia do Escotismo com atividades e oficinas

A partir deste ano, data (23/04) passa a integrar o Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/04/2019 às 17:05
Foto: Divulgação
A partir deste ano, data (23/04) passa a integrar o Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em comemoração ao Dia Mundial do Escotismo - celebrado no dia 23 de abril -, os alunos de duas escolas municipais de ensino integral de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o movimento criado pelo inglês Robert Baden-Powell no início do século XX. As ações vão ocorrer no Colégio Humberto Barradas, no bairro de Engenho Velho, e na Escola Bartolomeu de Gusmão, em Piedade.

As atividades nas unidades de ensino serão conduzidas pelo grupo escoteiro mais antigo de Pernambuco, o Guia Lopes, que promoverá uma explanação sobre o escotismo e oficina de nós, jogos, canções, entre outras ações. Desde 19 de julho de 2018, a Prefeitura de Jaboatão incluiu o Dia Mundial do Escotismo no Calendário de Eventos do município e, a partir deste ano, a data passa a integrar o Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

A programação nas duas escolas será na terça-feira da próxima semana (23/04), pela manhã, das 8h às 10h. Cerca de 20 membros do Guia Lopes serão destacados para orientar os estudantes de 11 a 14 anos nas atividades.

O MOVIMENTO

Criado em 1907, na Inglaterra, o Escotismo é um movimento educacional voltado para os jovens, mas que conta com a participação e colaboração de adultos com o objetivo de desenvolver e incentivar seus participantes a desempenhar um papel relevante na sociedade. No Brasil, os escoteiros estão presentes desde 1924. Segundo dados de 2014, há, no país, 77.741 escoteiros, sendo 19.244 voluntários adultos.

Últimas notícias