EDUCAÇÃO

Recife tem cinco bibliotecas públicas com vasta programação gratuita

São quatro bibliotecas municipais e uma estadual na capital pernambucana

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/04/2019 às 14:55
Foto: Leo Motta / JC Imagem
São quatro bibliotecas municipais e uma estadual na capital pernambucana - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem
Leitura:

Recife conta com quatro bibliotecas municipais e uma estadual que têm várias atividades, todas gratuitas. Há programação para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Podem ser boas opções para um passeio em família.

As unidades que ficam nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha (Zona Norte) e do Cordeiro (Zona Oeste) funcionam todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. Só fecham às segundas-feiras.

A Biblioteca Pública Estadual, próximo ao Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, área central da cidade, passou, este mês, a abrir o setor infantil aos sábados. Já as bibliotecas municipais de Afogados (Zona Oeste) e de Casa Amarela (Zona Norte) funcionam de segunda a sexta-feira.

“Na maioria das atividades pedimos que seja feita inscrição antes. Mas é mais pra termos controle das vagas. As pessoas podem participar independente da inscrição”, explica Rebecca Coimbra, gestora da Biblioteca Afrânio Godoy, do Alto Santa Terezinha.

Aos domingos, por exemplo, às 10h, tem lá uma contação de história que não necessita de reserva de vagas. Na Biblioteca Carlos Percol, no Cordeiro, acontece no mesmo horário e no mesmo dia.

A oficina de contação de historias é voltada para ensinar as mamães a contar histórias para suas proles (ou os pais, tios ou qualquer pessoa que cuide da criança). Enquanto participam da formação, os filhos podem ficar em outra atividade.

Já o apoio pedagógico em português e matemática possibilita, por meio de contação de histórias, jogos e produções, que as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental aprendam melhor os assuntos vistos nas escolas.

“Procuramos sempre envolver a leitura em todas as atividades. No Pintando o Sete, uma oficina de artes para crianças, há um cordel ou uma poesia. Com os idosos do Dedo de Prosa, além das conversas, sempre tem uma mediação de leitura”, observa Rebecca.

As quatro bibliotecas municipais somam um acervo de mais de 40 mil exemplares. A Biblioteca Estadual tem mais de 270 mil livros, além de mapas, manuscritos, iconografia e folhetos. Recife conta ainda com cinco bibliotecas comunitárias (Alto José Bonifácio, Brasília Teimosa, Coque, Mangueira e Peixinhos).

PROGRAMAÇÃO

A Rede de Bibliotecas pela Paz tem várias atividades, todas gratuitas. Em algumas é preciso fazer inscrição antes. Em outras é só chegar na hora

* Engatinhando na leitura - Voltado para crianças de até 6 anos. O objetivo é estimular o gosto pela leitura, com contação de histórias, na primeira infância
* Faça você mesmo - Oficinas de artesanato (para várias faixas etárias)
* Dedo de prosa - Encontros para a terceira idade
* Apoio pedagógico - Aulas de reforço de português e matemática para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
* Bibliotur - Escolas levam seus alunos para conhecerem as bibliotecas
* Pintando o Sete - Oficina de artes para crianças
* Bibliodança - Oficina de dança
* Domingo no conto - Contação de histórias aos domingos
* Senta que lá vem histórias - Contação de histórias, bate-papo e criação espontânea
* Hora do conto - Contação de história
* Conta mãe - Oficina para ensinar as mães a contarem histórias para seus filhos
* Bibliotec - Oficina que envolve tecnologia e leitura
* Divertec - Robótica para crianças

Para saber os horários das atividades, entre em contato com os equipamentos culturais

* Biblioteca Afrânio Godoy - Compaz Eduardo Campos
Avenida Aníbal Benévolo, s/n, no Alto Santa Terezinha
Telefone: 3449-7706

* Biblioteca Carlos Percol - Compaz Ariano Suassuna
Avenida General San Martin, 1208 - Cordeiro
Telefone: 3225-9400

* Biblioteca Popular de Casa Amarela
Rua Major Afonso Leal, s/n
Telefone: 3355-3130

* Biblioteca Popular de Afogados
R. Jacira, 1
Telefone: 3355-3122

A Biblioteca Pública Estadual não faz parte da Rede de Bibliotecas Pela Paz. Para saber as atividades de lá:
Rua João Lira, s/n - Santo Amaro
Fone: 3181-2642

 

 

Últimas notícias