EDUCAÇÃO

Feras na contagem regressiva para o Enem

Faltam três meses para as provas, marcadas para 3 e 10 de novembro

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 04/08/2019 às 7:14
Foto: Bianca Sousa / JC Imagem
Faltam três meses para as provas, marcadas para 3 e 10 de novembro - FOTO: Foto: Bianca Sousa / JC Imagem
Leitura:

Faltam 2.196 horas ou 92 dias ou quase três meses para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 3 de novembro. O segundo dia da avaliação será em 10 de novembro. Para quem está se preparando desde o início do ano, é importante manter o ritmo, mas segurar a ansiedade e não descuidar do emocional. Aqueles que ainda não começaram a estudar, a hora é essa. Com foco e planejamento, dá para revisar os principais assuntos da avaliação. São 5.095.308 inscritos em todo o País, dos quais 275.327 realizarão o exame em Pernambuco.

O Enem substitui o vestibular de mais de cem universidades públicas brasileiras, que ofertam as vagas de graduações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e que abre inscrições duas vezes ao ano. As quatro instituições públicas de ensino superior do Estado participam: UFPE, UFRPE, UPE e Univasf. Os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão, também.

“O estudante que deseja aprovação não pode mais perder tempo. Terá que ser mais eficaz e eficiente em seu planejamento, ou seja, estudar o que cai na prova, da maneira correta e gerando mais resultado com menos esforço”, destaca o professor Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos Aprovação 360°. Ele aponta três aspectos que o participante do Enem deve considerar antes dos testes: conteúdos mais abordados, pesos de cada área (conforme a universidade e o curso que ele deseja ingressar) e gerenciamento do tempo de prova.

EMOÇÕES

A coordenadora do ensino médio do Colégio Fazer Crescer, Amenaide Pessoa, acrescenta o controle das emoções. “Acredito que o bom resultado depende 50% do que o vestibulando estudou e 50% de como ele está nos dias das provas. A dica que dou é cuidem do coração e da mente, fortaleçam a confiança. A condição emocional influencia muito no desempenho”, observa Amenaide.

A cada 15 dias, os feras do Fazer Crescer, que fica no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife, quebram a rotina de estudos por meia hora. Durante o recreio, tiram a farda e vestem fantasias para vender brigadeiros aos colegas dos anos iniciais do ensino fundamental. O dinheiro arrecadado ajudará nas despesas da festa de formatura. “Eles relaxam, brincam, se divertem. É importante para aliviar a tensão, mais acentuada agora com a aproximação do Enem”, enfatiza Amenaide.

TREINO

Professora de redação da mesma escola, Claudia Zoraya recomenda muito treino. “Ninguém ensina a escrever. Pode haver manuais, dicas, apostilas. Mas somente treinando é que se aprende a escrever”, afirma. Ela destaca que o textos não precisam ser rebuscados. “Períodos curtos, vocabulário enxuto, objetividade. Uma redação nota mil é aquela que flui, quando eu a leio do começo ao fim sem precisar voltar para o parágrafo anterior para entendê-la”, diz.

A sugestão do professor de matemática Kenji Chung, do Colégio Santa Maria, que fica em Boa Viagem, Zona Sul, é responder as provas dos Enem de anos anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, disponibiliza no seu site (www.inep.gov.br) todas os testes e gabaritos do exame, desde 1999. “Além de fazer as provas, o estudante deve observar o tempo que gasta para respondê-las”, diz Kenji.

Na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, em Jardim Atlântico, Olinda, o professor de geografia Jailson Alexandre coloca no quadro das turmas de 3º ano, uma vez na semana, os dias e horas que faltam para o Enem. “Para lembrar e incentivar os alunos a focarem nos estudos”, explica.

O colega que ensina português, Hugo Bulhões, utiliza slides para explicar alguns assuntos. “Meus alunos estão preocupados se o Enem vai mudar muito com esse novo governo. Digo a eles que o importante é estar bem preparado para fazer qualquer prova”, comenta Hugo.

Últimas notícias