EDUCAÇÃO

Colégio Santa Maria e JC dão a largada na cobertura do Enem

A partir desta semana vestibulandos terão matérias sobre o exame, além do Blog do Fera e do Zap doFera

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/09/2019 às 6:36
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
A partir desta semana vestibulandos terão matérias sobre o exame, além do Blog do Fera e do Zap doFera - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

A exatos 57 dias para a aplicação das primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 3 de novembro, é grande a expectativa dos 5 milhões de inscritos em todo o País. Para ajudar os estudantes nesse momento tão importante, o Jornal do Commercio e o Colégio Santa Maria renovam um exitosa parceria que teve início em 2014. A partir desta semana, começa a publicação de matérias sobre a principal avaliação do País para aqueles que desejam ingressar numa universidade pública. É com a nota do Enem que os vestibulandos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) que reúne vagas de graduações em mais de 120 instituições de ensino superior.

Além das reportagens no jornal, os estudantes contarão mais uma vez com o Blog do Fera, um importante canal de comunicação hospedado no JC Online. Produzido pela repórter Margarida Azevedo, o site reúne dicas e serviços essenciais para que o estudante faça as provas do Enem bem informado não só sobre os conteúdos das disciplinas mas saiba também regras, formato do exame, concorrência dos principais vestibulares e universidades que integram o Sisu. O Blog do Fera existe há oito anos e voltará a ser atualizado a partir de quarta-feira (11).

Para não perder as atualizações do blog, o vestibulando poderá se cadastrar no Zap do Fera. Diariamente ele receberá um boletim com o link do assunto que for mais relevante do portal. Quem desejar participar é só acessar o formulário disponível abaixo e preenchê-lo. É preciso incluir o número (81) 98187.3107 na lista de contatos do telefone do vestibulando.

“O Jornal do Commercio e o Colégio Santa Maria são duas instituições comprometidas com a educação da sociedade pernambucana. Também têm muita credibilidade. O JC traz informações precisas e confiáveis. O Colégio Santa Maria educa, há 63 anos, gerações de pernambucanos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e do País. Para nós é uma honra nos aliar novamente ao JC na cobertura do Enem”, destaca a diretora do colégio, Rosa Amélia Muniz. O corpo docente da escola será a principal fonte para as matérias.

“Sabemos da importância do Enem para milhares de jovens e suas famílias. Atentos a isso, vamos oferecer aos leitores e internautas conteúdo de relevante qualidade, como é a marca do Jornal do Comércio e do Colégio Santa Maria”, observa o diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira.

“O Blog do Fera é um produto pensando em quem está nesse rito de passagem que se tornou o Enem. Com o Zap do Fera, vai oferecer informações de forma imediata e interativa que o digital proporciona”, afirma a diretora de conteúdo digital, Maria Luiza Borges.

MAIS CEDO

No Colégio Santa Maria, a preparação para o Enem e para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), começará mais cedo. A partir do próximo ano, os alunos que estiverem no 9º ano do ensino fundamental, ou seja, um ano antes de ingressar no ensino médio, já vão entrar no ritmo das seleções para ingressar no ensino superior.

“Vamos antecipar cerca de 80% dos conteúdos das disciplinas do 1º ano para os alunos do 9º ano do fundamental. Eles também passarão a responder simulados no formato das turmas do ensino médio. Iremos ainda estimulá-los a se inscreverem no SSA para fazerem as provas por experiência”, informa o coordenador do ensino médio do Santa Maria, Rodrigo Martins.

A escola tem cerca de 4 mil alunos (3.300 na unidade de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e 700 na unidade do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho). O colégio se destaca, todos os anos, em olimpíadas do conhecimento e nas aprovações dos alunos nas universidades públicas de Pernambuco, de Estados como São Paulo e de países como Canadá, além de institutos militares.

Últimas notícias