UNIVERSIDADE

Novo reitor da UFPE toma posse em Brasília nesta 4ª feira

Alfredo Gomes será empossado às 16h30 pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Mandato dele será de quatro anos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 16/10/2019 às 11:05
Foto: Bianca Sousa / JC Imagem
Alfredo Gomes será empossado às 16h30 pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Mandato dele será de quatro anos - FOTO: Foto: Bianca Sousa / JC Imagem
Leitura:

Com a missão de conduzir a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelos próximos quatro anos, Alfredo Macedo Gomes, 55 anos, toma posse nesta quarta-feira (16), em Brasília, como novo reitor da instituição. A cerimônia ocorrerá às 16h30, no Ministério da Educação (MEC). Ele será empossado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. No Recife, onde fica a reitoria, ele assume sexta-feira (18).

A nomeação de Alfredo Gomes foi publicada semana passada no Diário Oficial da União, no dia 10. Seu sucessor, Anísio Brasileiro, deixou a reitoria no último sábado, depois de estar à frente da UFPE durante oito anos (dois mandatos de quatro anos cada).

Alfredo encabeçou, ao lado do professor Moacyr Cunha de Araújo Filho, do Departamento de Oceanografia, a chapa Mude UFPE, que venceu a consulta à comunidade acadêmica, realizada em dois turnos. Ele também foi o candidato mais votado pelo Conselho Universitário, que enviou lista tríplice ao MEC. Antes de virar reitor, Alfredo era diretor do Centro de Educação da UFPE.

A vice-reitora Florisbela Campos, que está no exercício da reitoria, fará a transmissão do cargo de reitor para Alfredo às 10h de sexta-feira. A solenidade será no auditório no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN), no câmpus de Recife.

EQUIPE

O vice-reitor, Moacyr Araújo, não acompanhou Alfredo na viagem a Brasília porque está coordenando reuniões para tratar da transição das gestões. Questionado se já tem todos os nomes da sua equipe, Alfredo informou que não. “Não está fechado. Falta ainda definir algumas pessoas”, explicou. Segundo ele, os pró-reitores tomarão posse na sexta-feira à tarde.

Entre as prioridades do novo reitor estão recuperar o protagonismo da UFPE, melhorar a infraestrutura e investir no diálogo. A comunidade acadêmica da universidade é formada por cerca de 48 mil pessoas (41 mil alunos, 3 mil docentes e 4 mil técnicos).

Últimas notícias