VESTIBULAR

'Democratização do acesso ao cinema no Brasil' é o tema da redação do Enem 2019

Informação foi divulgada pelo ministro Abraham Weintraub

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/11/2019 às 14:00
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

'Democratização do acesso ao cinema no Brasil', é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. A informação foi divulgada agora às 13h59 deste domingo (3) em vídeo direto de Palmas, no estado do Tocantins, do ministro da Educação Abraham Weintraub, em sua conta no Twitter.

Este domingo (3) é o primeiro do Exame, que conta com questões de Linguagens e Ciências Humanas. Os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 5,1 milhões de candidatos em todo o país, e se encerrará às 19 horas.

>>> Leia também: Por trás do Enem estão 5 milhões de sonhos

No próximo domingo (10), os candidatos realização provas de Ciências da Natureza e Exatas. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

A prova vai ser aplicada em mais de 1,7 mil municípios em 10,1 mil locais de prova.

Como o tema é escolhido?

O tema é escolhido em consenso por especialistas selecionados pelo Inep em um processo que começa cinco a seis meses antes do exame, quando os assuntos são analisados. A decisão final é tomada em maio e junho.

Entenda as questões são elaboradas

Todas as questões são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI). A prova de redação é a única prova subjetiva. As demais quatro provas terão 45 questões de múltipla escolha cada. Essas questões foram escolhidas a partir do BNI.

Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.

MEC promete Enem neutro após polêmica

Atendendo ao pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promete que a prova deste ano será "neutra" e vai trazer apenas questões que "não tirem o foco do conteúdo escolar". Para professores de cursinhos e técnicos do órgão, a expectativa é a de que o exame traga questões que se distanciem de uma interpretação política ou que abordem minorias, mas temem interferência ou uma mudança no estilo da proposta de Redação.

Veja como foi o primeiro dia de provas

Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Muitas pessoas deixaram mensagens motivacionais no portão do Bloco G, na Unicao - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Água, doces e outros "mimos" foram distribuídos para os feras - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Muitas pessoas deixaram mensagens motivacionais no portão do Bloco G - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Últimos feras correm para não perder a hora no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Não houve atrasos no Bloco G da Unicap - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Provas transcorreram com normalidade na Unicap - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Últimas notícias