exame

Nada de LGBT ou racismo: veja temas de questões do Enem 2019

Prova tratou de questões consideradas pelo MEC como ''ideológicas''

Elton Ponce
Cadastrado por
Elton Ponce
Publicado em 03/11/2019 às 16:05
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 cumpriu a promessa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e não tratou de questões consideradas pelo MEC como "ideológicas". A reportagem do Jornal do Commercio fez a prova neste domingo (03), no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, no Centro do Recife.

Temas como racismo e intolerância contra a população LGBT não foram sequer mencionados em nenhuma das 90 questões das provas de linguagens, ciências humanas e tampouco na redação, que abordou o acesso a democratização do acesso ao cinema para os brasileiros.

>>> Leia também: Campanha do Ministério Público de Pernambuco foi tema de questão do Enem 2019

No entanto, a prova de linguagens e suas tecnologias abordou assuntos importantes, como o culto ao corpo perfeito e os problemas da obesidade, as dificuldades das pessoas com deficiência física e como superá-las - como em questão que cita uma quadrinista surda- , a violência contra a mulher e as formas sutis de abuso e os direitos e deveres da liberdade de expressão.

Já na prova de ciências humanas e suas tecnologias destaca-se uma das primeiras questões, que trata da intolerância contra religiões de matriz afro-brasileiras.

Campanha do MPPE foi citada

Uma campanha sobre liberdade de expressão, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco no ano de 2015, foi tema de uma questão da prova de linguagens e suas tecnologia do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2019. A reportagem do Jornal do Commercio fez a prova neste domingo (03), no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, no Centro do Recife.

A questão tratava sobre os direitos e deveres da liberdade de expressão e chamava a atenção para o cartaz de uma campanha do MPPE. A campanha pedia que a população mantivesse vigilância sobre quem viola a liberdade de expressão e parte para o cerceamento do direito alheio.

Veja como foi o primeiro dia de provas

Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Muitas pessoas deixaram mensagens motivacionais no portão do Bloco G, na Unicao - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Água, doces e outros "mimos" foram distribuídos para os feras - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Muitas pessoas deixaram mensagens motivacionais no portão do Bloco G - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Últimos feras correm para não perder a hora no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Não houve atrasos no Bloco G da Unicap - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Provas transcorreram com normalidade na Unicap - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Últimas notícias