DISPUTA

Começa nesta 4ª feira eleição na UFRPE para escolher novo reitor

Marcelo Caneiro Leão, atual vice-reitor, e Monica Folena, diretora do Departamento de Educação, disputam o cargo

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 06/11/2019 às 7:16
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Marcelo Caneiro Leão, atual vice-reitor, e Monica Folena, diretora do Departamento de Educação, disputam o cargo - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

Alunos, professores e técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participam, nestas quarta e quinta-feira (dias 06 e 07), da consulta à comunidade acadêmica para escolher os próximos reitor e vice-reitor. Duas chapas estão na disputa. O atual vice-reitor Marcelo Carneiro Leão encabeça a chapa 1. A diretora do Departamento de Educação, Monica Folena, é a titular da chapa 2. Estão aptos a votar cerca de 20 mil pessoas. A previsão é que o resultado seja divulgado sexta-feira.

“Foi decidido, em assembleia, que seriam dois dias de votação para permitir a maior participação da comunidade, já que muitos alunos não vêm todos os dias para a universidade”, explica a coordenadora do processo eleitoral e presidente da Associação dos Docentes da Rural (Aduferpe), Érika Suruagy. O mandato da atual reitora, Maria José de Sena, acaba em maio de 2020. A nova gestão será de 2020 a 2024.

Cinquenta urnas vão ser colocadas nos quatro câmpus da instituição (Recife e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; Garanhuns, no Agreste; Serra Talhada, no Sertão). Haverá também no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai), em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. E em dez polos de educação a distância (sete em Pernambuco e três na Bahia).

A votação começará às 9h. O encerramento é às 21h, com exceção do Codai e do Cabo, que acabam mais cedo, às 17h. O voto será por meio de cédulas de papel. Os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto. A eleição é paritária, ou seja, todos os votos têm o mesmo peso. São 1.287 docentes, 1.083 técnicos e 17.696 alunos.

MELHORIAS

Aluno do 4º período do curso de ciência do consumo, Artur Oliveira, 19 anos, defende investimentos em segurança. “Temos boas salas de aulas, um acesso legal aos professores e gestores e uma quantidade interessante de projetos sociais na universidade. Deveria melhorar a segurança. Às vezes falta material para as aulas práticas”, comenta Artur.

Entre os discentes, o Restaurante Universitário do câmpus Recife é motivo de muitos elogios. “Mas precisa expandir”, diz Rafael Montarroyos, 20, do 3º período de educação física. Aluna do mestrado em ciência do solo, Andressa Oliveira, 24, também sugere ampliação do RU. “É muito bom. Mas as filas são grandes na hora do almoço. Acho que é importanta também melhorar a manutenção dos prédios”, comenta.

Gabriel Ribeiro, 19, do 4º período de zootecnia, afirma que há muitas opções na UFRPE para complementar o aprendizado na graduação. “São muitas oportunidades para ampliar o aprendizado. Porém laboratórios e equipamentos precisam de mais atenção”, ressalta.

LISTA TRÍPLICE

Marcelo Carneiro Leão tem 54 anos. Com o professor Gabriel Rivas, 61 anos, do Departamento de Estatística, ele compõe a chapa De mãos dadas pela UFRPE. Monica Folena está com 49 anos. Ela e José Luiz Sandes, 38 anos, diretor do Departamento de Agronomia, formam a chapa Muda Rural.

A consulta à comunidade acadêmica é a primeira etapa da escolha dos novos gestores da UFRPE. A segunda fase é uma votação no conjunto de conselhos da Rural. Os três nomes mais votados nesse conselho compõem uma lista tríplice que será encaminhada para o presidente da República, Jair Bolsonaro. Caberá a ele definir qual será o reitor.

Não há a prerrogativa, por lei, de nomear o mais votado. Mas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o presidente respeitou a vontade da maioria e conduziu Alfredo Gomes ao cargo de reitor.

Últimas notícias