ESTUDO

Mais de 60% dos pretos ou pardos do 9° ano em Pernambuco frequentam escolas em áreas de risco, diz IBGE

Segundo o órgão, 62,6% dos estudantes pretos ou pardos frequentam as escolas nas áreas de risco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/11/2019 às 16:16
Guga Matos/ Arquivo JC Imagem
Escolas pernambucanas estão fechadas desde 18 de março por causa da covid-19 - FOTO: Guga Matos/ Arquivo JC Imagem
Leitura:

Nesta quarta-feira (13), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 62,6% dos estudantes negros ou pardos do 9º ano do ensino fundamental, em Pernambuco, frequentam escolas situadas em áreas de risco. O dado faz parte do estudo "Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil".

>> Pretos ou pardos em Pernambuco ganham 73% do rendimento dos brancos, diz IBGE

>> Quatro dos 25 deputados federais eleitos em Pernambuco se declaram pretos ou pardos, aponta estudo

Já entre os brancos, 50,7% frequentam escolas em áreas de risco. O estudo do IBGE utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSE), de 2015. Além disso, 16% dos estudantes brancos e 18,5% dos pretos ou pardos haviam sido agredidos fisicamente por um adulto da família alguma vez, nos 30 dias anteriores à pesquisa.

Armas

O IBGE mostrou também que 4,2% dos estudantes pernambucanos estiveram envolvidos em brigas no qual alguma pessoa usou arma de fogo nos 30 dias anteriores à pesquisa. Neste caso, a proporção dos estudantes brancos e pretos e pardos é a mesma: 4,3%. Com relação às armas brancas, como por exemplo as facas, o percentual total foi de 6,4% sendo 6% brancos e 6,3% de estudantes pretos ou pardos.

Últimas notícias