EDUCAÇÃO

Inep divulga resultado do Enem 2019 antes do previsto; notas poderão ser usadas no Sisu 2020

Com os resultados, os participantes do exame poderão concorrer a vagas no ensino superior no Brasil e em Portugal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/01/2020 às 9:23 | Atualizado em 16/02/2022 às 18:04
Foto: Marcelo Aprígio/JC
Com os resultados, os participantes do exame poderão concorrer a vagas no ensino superior no Brasil e em Portugal - FOTO: Foto: Marcelo Aprígio/JC
Leitura:

Atualizada em 17.01.2020, às 8h26

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou por volta das 8h desta sexta-feira (17), as notas dos quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os estudantes poderão acessar as notas que obtiveram na avaliação por meio da página da participante, no site da prova.

As notas foram divulgadas antes do previsto, que era às 10h. Mais cedo estudantes conseguiram ver o resultado pelo aplicativo do Enem. Eduardo Xhaves, do Recife, e que tenta uma vaga em medicina, conseguiu ver seu desempenho no Enem 2019 pelo app no celular da irmã. "Consegui acessar o portal hoje de madrugada pelo aplicativo, mas pelo que vi as pessoas não conseguiram ver a nota. Entrei pelo aplicativo no celular da minha irmã e consegui", explicou.

>> Entenda como é feita a correção do Enem

>> Primeira edição do Sisu 2020 terá 237 mil vagas em graduações de todo o País

Nesta sexta, os participantes do exame podem conhecer a nota da redação, cujo tema foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", e a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

>> Enem 2019: Estudantes já podem recuperar senha no site do Inep

RECUPERAR SENHA

Para consultar o resultado, é preciso usar uma senha já cadastrada, que deve ser inserida na "Página do Participante". Se o estudante não lembra a senha, ele pode fazer a recuperação dos dados, seguindo os seguintes passos:

Acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Responder ao desafio de figuras solicitado no campo;

Inserir o CPF;

Clicar em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela;

Clicar em "enviar senha";

Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado

Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado

O MEC orienta o estudante a conferir tanto a caixa de entrada do e-mail quanto a pasta de spam, pois a mensagem pode ser direcionada pra lá. Ainda de acordo com o MEC, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado no site do Enem, ele pode alterar o endereço. Mas é preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação. O MEC também disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

O que fazer com as notas do Enem?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

>> Inscrições no Prouni vão de 28 a 31 de janeiro

>> Inscrição no Fies começa dia 5 de fevereiro

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 47 instituições.

Calendário do Sisu 2020

Inscrições: 21 a 24 de janeiro

Resultado: 28 de janeiro

Matrícula dos aprovados: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 7 de fevereiro

Últimas notícias