PATRIMÔNIO

Chalés da Conde da Boa Vista vão ser preservados

Embora os imóveis não sejam tombados, a construtora que adquiriu as antigas instalações do Instituto Psiquiátrico Luiz Inácio, vai restaurar e usar edificações em empreendimento imobiliário a ser construído na área

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/04/2011 às 4:00
Leitura:

Uma proposta negociada entre a Prefeitura do Recife e a Construtora Conic Souza Filho resultou na preservação de três chalés do fim do século 19 na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da capital pernambucana. Os imóveis não eram protegidos por lei e poderiam ser derrubados para dar lugar a outros empreendimentos. Em vez disso, a empresa vai incorporar as edificações ao novo projeto e tirar partido dos casarões do antigo Instituto de Psiquiatria Luiz Inácio.

Com lançamento previsto para maio próximo, o projeto contempla a construção de dois prédios no terreno de 6,5 mil metros quadrados onde funcionava a unidade médica. A Conde da Boa Vista ganhará mais um edifício residencial, de 20 andares e um empresarial de 30 pavimentos, sendo 20 pisos para salas comerciais e dez destinados a estacionamento, com 498 vagas.

“A cidade lucra mais com isso do que a prefeitura ou a construtora”, avalia a diretora de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) do Recife, Lorena Veloso. Isso porque, diz ela, os chalés são representantes expressivos da arquitetura eclética (mistura de vários estilos) local. Além disso, acrescenta Lorena, os imóveis fazem parte da história da psiquiatria pernambucana e da memória urbana da Boa Vista.

Últimas notícias