IGARASSU

Juíza manda alterar festa dos santos Cosme e Damião

Magistrada acatou ação do Ministério Público e determinou que parte profana em homenagem aos padroeiros seja fora do Sítio Histórico, para proteger o patrimônio

Do Jornal do Commercio
Cadastrado por
Do Jornal do Commercio
Publicado em 16/09/2011 às 9:11
Leitura:

A tradicional festa dos santos Cosme e Damião que acontece todos os anos em Igarassu, no Grande Recife, terá que passar por mudanças estruturais a partir deste ano. A juíza da Comarca do município, Maria do Rosário Monteiro Pimentel de Souza, determinou que parte da festa profana em homenagem aos padroeiros seja realizada fora do Sítio Histórico.

A decisão foi baseada em uma ação civil movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que solicitava a padronização das barracas e a instalação de, no mínimo, 20 banheiros químicos. A ação civil também pedia a transferência dos parques de diversão, palanques, palcos de grande dimensão, megashows, carros de som e trios elétricos para área afastada do polígono de preservação federal.

Segundo decisão judicial, o palco dos shows deverá ficar mais afastado. "A frente estará voltada para a Avenida 27 de Setembro, fora do Sítio Histórico, e as barracas devem seguir o padrão de tamanho máximo de 9 metros quadrados, com cores neutras", explica o promotor Fabiano Saraiva.

As intervenções foram motivadas por um estudo técnico feito pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que constatou danos na estrutura dos imóveis que formam o conjunto arquitetônico do Sítio Histórico.

Caso as determinações não sejam cumpridas, a prefeitura deverá pagar multa diária no valor de R$ 100 mil.

Últimas notícias