igarassu

Festa dos santos Cosme e Damião está suspensa

Justiça afirma que prefeitura não solicitou efetivo para o policiamento do evento

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/09/2011 às 19:07
Leitura:

A tradicional festa dos santos Cosme e Damião que ocorre anualmente em Igarassu, no Grande Recife, está suspensa. Em 2011, o evento estava marcado para os dias 22 e 23 de setembro. A determinação é da juíza da 1ª Vara de Igarassu, Maria do Rosário, que atendeu à solicitação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A magistrada ordenou, inclusive, a desmontagem do palco de shows e a apreensão do equipamento sonoro. Ainda nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Igarassu entrará com um agravo na Justiça para tentar reverter a decisão judicial.

De acordo com a procuradoria da Prefeitura de Igarassu, a Justiça afirma que o município não solicitou efetivo policial para o evento. Entretanto, o órgão afirma que, no dia 19 de agosto, enviou uma solicitação para a Polícia Militar (PM) pedindo policiamento entre os dias 23 e 27 de setembro e, no último dia 20, retificou a solicitação, informando que a festa começaria nesta quinta-feira (22). Nesta tarde, a PM mandou a ordem de serviço disponibilizando agentes apenas a partir do dia 23, conforme a primeira solicitação da prefeitura.

IPHAN - A polêmica em torno da realização da festa neste ano se arrastava há alguns dias, após um estudo técnico do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que constatou danos causados pela estrutura do evento nos imóveis do Sítio Histórico. Sobre isso, a procuradoria da cidade afirma que fez modificações na estrutura do evento, chegando a um acordo com a Justiça.

Últimas notícias