Inclusão

Orquestra Criança Cidadã inaugura novo núcleo

Trinta crianças vão fazer parte da nova ala que inclui instrumentos de sopro, transformando assim o projeto em uma orquestra de câmara

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/12/2012 às 16:06
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Trinta crianças vão fazer parte da nova ala que inclui instrumentos de sopro, transformando assim o projeto em uma orquestra de câmara - FOTO: Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Leitura:

Além das 140 crianças que integram a Orquestra Criança Cidadã tocando violino, viola, violoncelo, contrabaixo ou percussão, mais 30 jovens moradores do Coque irão fazer parte da orquestra, com a criação de um novo núcleo musical. A nova ala, que inaugura na próxima segunda-feira (17),  vai oferecer aulas de instrumentos de sopro como flauta transversal,oboé, clariente, trompa e fagote. A solenidade de inauguração será realizada às 9h30, no novo prédio da Orquestra, na sede do projeto social, nas dependências do Quartel do Exército do Cabanga.

Foram investidos R$ 190 mil na execução da obra do local - que conta com seis salas de aula e um auditório -, doados pela Procuradoria do Trabalho de Pernambuco. As aulas iniciam depois do recesso da Escola de Música, em fevereiro, enquanto os jovens passoam por testes para ingressar na Orquestra.

Na próxima quinta-feira (20), as crianças da orquestra vão se apresentar para a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, executando a trilha sonora da confraternização natalina da presidência para os funcionários do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto.


ORQUESTRA - O Orquestra Criança Cidadã atende jovens com idades entre 4 e 19 anos de um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Metropolitana Recife, a comunidade do Coque. Além das aulas de música, eles contam ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico, aulas de inclusão digital e de idiomas, reforço escolar e refeições.

O projeto foi idealizado, em 2005, pelo juiz João José Rocha Targino, para reinserir socialmente crianças e adolescentes por meio da música. As atividades foram iniciadas em 2006, sob a coordenação musical do maestro Cussy de Almeida, falecido em 2010. Atualmente, quem assume a função é o maestro Lanfranco Marcelletti Jr.

Últimas notícias