Botânica

Jardim Botânico do Recife recebe novas espécies de plantas

O secretário de Meio Ambiente anuncia nesta sexta-feira a chegada de cactus e bromélias ao Jardim

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/12/2012 às 8:40
Foto: Divulgação
O secretário de Meio Ambiente anuncia nesta sexta-feira a chegada de cactus e bromélias ao Jardim - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Cinquenta e dois anos após sua criação, o Jardim Botânico do Recife (JBR) e sua Mata Atlântica recebem nesta sexta-feira (28) a chegada de duas novas coleções científicas de plantas vivas: Bromeliaceae (bromélias) e Cactaceae (cactos). O anúncio oficial da nova leva de vegetais é realizado, às 9h, no JBR, pelo secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira.

O Jardim possuia até agora 60 espécies de Orquiedaceae (orquídeas) e passa a ter mais de 500 planas catalogadas de 140 espécies diferentes com os diversos tipos de cáctus e bromélias. "Em Pernambuco, ocorrem 51 espécies de cactos. Nós temos mais da metade no nosso acervo”, afirma o gerente do Jardim Botânico, Carlos Augusto Pereira.

A nova aquisição das coleções de bromélias e cactos é o resultado de expedições de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a participação da equipe do JBR, através do biólogo/botânico Jefferson Rodrigues Maciel.

No início deste ano, o Jardim recebeu a certificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “É um dos 17 jardins botânicos brasileiros com a distinção, enquadrado na categoria 'C'. Dessa forma, o JBR acelera o passo para subir de categoria”, disse o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira.

JBR- O Jardim Botânico desenvolve atividades de educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Ele é filiado à Botânic Garden Conservation International – BGCI, Rede Brasileira de Jardins Botânicos - RBJB e Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência - ABCMC.

Últimas notícias