urbanismo

Prefeitura começa a organizar entorno do Mercado de Casa Amarela

Numa ação prevista para começar às 7h de domingo, a prefeitura vai tirar 42 ambulantes da Rua Padre Lemos e acomodá-los no pátio da feira

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 05/04/2013 às 6:07
NE10
Numa ação prevista para começar às 7h de domingo, a prefeitura vai tirar 42 ambulantes da Rua Padre Lemos e acomodá-los no pátio da feira - FOTO: NE10
Leitura:

O projeto de ordenamento do entorno dos mercados públicos do Recife chega ao bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, domingo próximo. Numa ação prevista para começar às 7h, a prefeitura vai tirar 42 ambulantes da Rua Padre Lemos e acomodá-los no pátio da feira, localizado na mesma área. A calçada ficará livre para os pedestres e a via, sem obstáculos aos ônibus.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a transferência dos ambulantes facilitará o trânsito no largo de Casa Amarela. “Vamos implantar uma ciclovia na Padre Lemos e o estacionamento será proibido nos dois lados da rua. Com isso, o transporte coletivo se deslocará com mais velocidade”, informa João Braga.

Moto e bicicleta terão local próprio para estacionamento. Numa etapa posterior, a prefeitura pretende recuperar o largo, com reforma nas calçadas, melhorias no mercado público e mudanças no pátio da feira (entre o mercado e o cemitério).

“Vamos escolher um local, na segunda etapa das intervenções. Agora, eles ficam no pátio da feira, com os comerciantes de frutas e verduras”, diz o secretário. Depois de Casa Amarela, o desafio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é fazer o ordenamento do entorno do mercado de Nova Descoberta, na Zona Norte.

Vendedor de relógio na calçada Padre Lemos desde 1995, Daniel Manoel Luiz disse que a melhor opção de ordenamento seria a prefeitura delimitar uma faixa da rua, com gelo-baiano, para os ambulantes continuarem atuando na mesma via. “O pátio da feira é morto e eu tiro daqui o dinheiro para pagar a faculdade da minha filha”, declara Daniel Manoel.

Leia mais na edição do JC desta sexta-feira (5)

Últimas notícias