TAMARINEIRA

Caso de morte por meningite faz escola suspender aula

Criança de 12 anos morreu no domingo, vítima da doença. Um vizinho está internado desde segunda e outra menina apresentou mesmos sintomas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/05/2013 às 0:02
Leitura:

As aulas na Escola Estadual Motta e Albuquerque estão suspensas. O aluno João Vitor Silva de Souza, de 12 anos, faleceu domingo (5), vítima de meningite bacteriana. Moradores da comunidade da Rua Areia, na Tamarineira, onde João residia com o pai, a mãe e um irmão de 18 anos, estão assustados. Outro menino, de 8 anos, está internado na UTI do Hospital Correia Picanço com suspeita da doença. Na noite desta quarta (8), uma menina de sete anos também apresentou sintomas e foi levada ao Correia Picanço para exames.

A Secretaria de Educação do Estado informou que uma equipe da Secretaria de Saúde do Recife visitará a escola. Na segunda-feira, representantes do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço estiveram no local e asseguraram que não havia risco de contaminação.

João passou mal na madrugada do sábado e foi levado para o Hospital Helena Moura com febre e dor na garganta. “A médica disse que era uma gripe ou uma virose, deu antitérmico e ele recebeu alta”, disse o pai do menino, Horino Rozendo de Souza, de 45 anos.

Por volta das 18h do sábado, a febre piorou e a pele da criança estava com manchas. O menino foi levado novamente ao hospital e foi transferido para a UTI do Correia Picanço. “Lá, fizeram o exame e constataram que era meningite”, acrescentou o pai. A criança faleceu às 5h30 do domingo. 

“Os médicos deviam parar com esse ‘negócio’ de virose e fazer um exame mais completo. Não quero culpar ninguém, queria apenas que a Secretaria de Saúde tomasse providências para que outros pais não percam seus filhos”, disse Horino, com a voz embargada. A família recebeu, no hospital, uma medicação profilática.

A criança que está internada, Raí Ferreira, de oito anos, passou mal na segunda-feira, apresentando os mesmos sintomas de João Vitor. Ele ficou internado no Helena Moura e ontem à tarde foi transferido para a UTI do Correia Picanço. “Uma médica confirmou que ele estava com meningite”, informou o irmão, Artur Ferreira da Silva, de 26 anos. Familiares de Raí também foram medicados.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Recife informou que apenas o caso de João Vitor foi confirmado. O caso de Raí está em investigação. As pessoas mais próximas dos doentes receberão a medicação.

Últimas notícias