greve

Governo do Estado determina retorno imediato dos ônibus e oferece segurança

Governador Eduardo Campos informou que vai garantir suporte policial caso as empresas solicitem

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/07/2013 às 18:44
Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem
Governador Eduardo Campos informou que vai garantir suporte policial caso as empresas solicitem - FOTO: Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 20h32

O governador Eduardo Campos enviou nota à imprensa em que garante ter determinado ao Consórcio Metropolitano de Transportes pressionar as empresas operadoras de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife para o retorno integral dos ônibus às ruas. Para tanto, informou que vai reforçar a segurança para garantir a execução do serviço sem maiores problemas, caso as empresas solicitem apoio para realizar a operação.

"Antes da greve acontecer, nossos secretários tentaram, de todas as formas, ajudar para que a negociação entre empresários e representantes dos trabalhadores tivesse um entendimento. A Justiça do Trabalho chegou a fazer uma reunião de mais de 12 horas, onde se desenhava um acordo, mas não foi possível, por causa de uma briga na base sindical. Aí houve o julgamento do dissídio e essa decisão nos dá a condição de exigir das empresas que cumpram o contrato que têm com o estado e ofereçam os ônibus, nem que para isso tenham que contratar pessoas para colocar os ônibus em funcionamento", disse o governador, em nota.

Em coletiva de imprensa realizada no início da noite desta quinta, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, reforçaram a posição de Eduardo Campos. Os gestores afirmaram que 800 homens da polícia militar estarão nas ruas a partir da 0h desta sexta-feira (5), para garantir que a circulação dos coletivos seja realizada sem maiores problemas. As garagens das empresas de ônibus também receberão policiamento a partir do mesmo horário para que os bacuraus possam circular em segurança.

Entrevista de Danilo Cabral, secretário das Cidades

Além destas medidas, os secretários anunciaram que os terminais integrados de passageiros e os principais corredores da cidade receberão reforço policial para evitar que os rodoviários paralisados parem os ônibus e murchem os pneus, ressaltando que aqueles que descumprire esta determinação poderão ser presos.

Todas as empresas de ônibus foram todas notificadas pelo Governo do Estado sobre estas decisões e deverão colocar as 385 linhas que circulam no Grande Recife nas ruas. Caso a ordem não seja cumprida, diversas penas poderão ser aplicadas, desde multas até a perda da concessão.

O governador finalizou o comunicado informando que não há possibilidade de voltar atrás da decisão de reduzir as tarifas em R$ 0,10.

Os motoristas de ônibus, fiscais e cobradores estão em greve, considerada abusiva pelo TRT-6, desde a última segunda-feira. A ordem para o retorno ao serviço foi dada na última terça-feira. Mesmo assim, a categoria continua de braços cruzados.

Entrevista de Wilson Damázio, secretário de Defesa Social

Últimas notícias