MOVIMENTO

Manifestantes fazem protesto pelo Passe Livre

O grupo está em caminhada por rua do centro do Recife, mas sem roteiro definido

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/10/2013 às 10:07
Foto: Amanda Miranda/NE10
O grupo está em caminhada por rua do centro do Recife, mas sem roteiro definido - FOTO: Foto: Amanda Miranda/NE10
Leitura:

Atualizada às 14h28

Mais de uma pessoa foi ferida e uma foi detida após confronto com a polícia na Zona Central do Recife, na manhã desta quarta-feira (23). A reação ocorreu durante protesto em favor do Passe Livre, que está sendo realizado por um grupo de aproximadamente 60 manifestantes do Movimento Independente Popular de Pernambuco. A manifestação está agora em frente ao Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, na Avenida Visconde de Suassuna, onde o grupo procurava pelo prefeito Geraldo Julio, que participava da inauguração da Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde. No momento, a polícia realiza bloqueio pra garantir o trânsito na avenida.

Durante o confronto, a polícia reagiu com bala de borracha. Uma adolescente de 13 anos foi ferida na perna por estilhaços. Manifestantes informaram que um rapaz identificado como Inaldo e também conhecido como "rasta" foi detido pela polícia. O grupo também informou que a bolsa do rapaz havia sido furtada, junto com o documento de identificação. A Polícia Militar confirmou a informação, mas disse não saber para onde o rapaz foi encaminhado.  

De acordo com o major Silvestre Dantas, do 16º Batalhão, a detenção foi feita devido à depredação de carros na rua Emboabas, transversal à Visconde de Suassuna. O major também enfatizou que uso de bala de borracha é legal e só pode ser feito por profissionais que passaram por treinamento.

Ainda de acordo com manifestantes, um grupo deve continuar no local e outro seguirá oferecendo suporte ao manifestante detido. O grupo acusa a polícia de não prestar socorro aos feridos.

Comerciantes que trabalham na Rua Emboabas afirmaram ter visto manifestantes vestido de preto e com rosto encoberto depredarem parabrisas e janelas de carros, com o uso de botijões. Ao todo, são seis carros quebrados ao longo da via. 

Fotos: Amanda Campos/NE10

 

De acordo com o integrante do movimento, Rodrigo Capilude, este é o décimo protesto pelo passe livre desde o mês de junho, quando foram iniciados os movimentos em prol deste assunto. "Desde o mês de junho não somos escutados pelo Estado, continuamos a favor do passe livre e contra a repressão. Os movimentos estão acontecendo e vão continuar". 

O fluxo na via está normal e os manifestantes estão na calçada. Uma parte do grupo seguiu em direção ao Parque 13 de Maio, com acompanhamento de alguns policiais. Também foram para a Avenida Norte, onde um menor foi apreendido. Os manifestantes seguiram para a GPCA. Na praça em frente ao Cemitério de Santo Amaro houve um princípio de confusão e a policia prendeu duas jovens. O grupo se dispersou e a policia ainda ficou no local.

Últimas notícias