REFORMA

Prefeitura inicia estudos para embutir fiação elétrica e de telecomunicações no Recife

Geraldo Julio sancionou parcialmente projeto de lei e propôs grupo de trabalho para avaliar condições técnicas do projeto

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/01/2014 às 20:35
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Geraldo Julio sancionou parcialmente projeto de lei e propôs grupo de trabalho para avaliar condições técnicas do projeto - FOTO: Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Leitura:

A discussão sobre os transtornos que o Recife enfrenta com a desordem da fiação da rede elétrica e de telecomunicações na cidade é uma polêmica que pode estar perto de acabar. Dentre as príncipais ocorrências que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) recebe, está a interferência da vegetação urbana na rede de distribuição de energia, seja provocada pelos ventos ou quedas de árvore. Na intenção de solucionar estes e outros problemas derivados da falta de manutenção ou exposição dos fios, nesta terça (14), o prefeito Geraldo Julio sancionou parcialmente um projeto de lei que trata do embutimento da fiação.

De autoria do vereador Augusto Carreras, o Projeto de Lei Ordinária 99/2013 dispõe sobre o embutimento da fiação de energia elétrica e de telecomunicações na cidade do Recife. Geraldo Julio vetou o artigo 2º da proposta, que estabelecia um prazo de dois anos para concluir obras de substituição e instalação subterrânea.

Para adequar nova proposta ao território urbano recifense, a Prefeitura pretende convocar um grupo de trabalho para estudar a ação que vai estruturar o embutimento dos cabos utilizados pelas empresas fornecedoras de energia, telefonia, internet e Tvs por assinatura. Equipe terá 120 dias para levantar toda a rede que será instalada, definir e padronizar os parâmetros técnicos que serão adotados e mapear todas as possíveis interferências (rede de água, esgotamento sanitário, drenagem, gás e outros).


Fotos: 
Hélia Scheppa/JC Imagem

Para avaliar tais detalhes técnicos, foram escalados para a comissão representantes das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Mobilidade e Controle Urbano, Assuntos Jurídicos, a Empresa de Urbanização do Recife (URB), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Equipe técnica será coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e a Câmara Municipal do Recife será convidada a integrar o grupo. Outros órgãos da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal, além dos representantes das Concessionárias, Permissionárias de iluminação pública e telecomunicação também podem ser convidados a participar das reuniões com comissão.

 

Últimas notícias