segurança pública

Pacto pela Vida do Recife irá atender Imbiribeira, Pina e Vasco da Gama

Devido à queda no número de homicídios, o bairro de São José ficou de fora da nova lista do programa de segurança

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/01/2014 às 10:37
Foto: Priscila Buhr/Acervo JC Imagem
Devido à queda no número de homicídios, o bairro de São José ficou de fora da nova lista do programa de segurança - FOTO: Foto: Priscila Buhr/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife anunciou na manhã desta sexta-feira (17) a inclusão de três novos bairros no Pacto pela Vida municipal. Imbiribeira, Vasco da Gama e Pina entram para a lista de bairros considerados vulneráveis à violência. Outra novidade é a saída do bairro de São José das localidades visadas pela PCR. Agora, oficialmente, o Pacto abrange 15 pontos da cidade, onde são registradas 51% dos homicídios. O anúncio foi feito às 10h30, no gabinete, pelo prefeito Geraldo Julio.

Pela manhã, o prefeito falou à Rádio Jornal sobre o programa municipal e outras novidades. "O Pacto é de extrema importância para a minha gestão, porque nós trabalhamos para salvar vidas. Se conseguirmos salvar uma vida, já vai valer a pena", falou o gestor. Geraldo Julio falou na entrevista em clima de comemoração, devido à prefeitura ter superado a meta de redução de homicídios no Recife. Desde o lançamento do Pacto, em julho de 2013, 24% dos assassinatos foram reduzidos, quando a meta era de 12%.

Com a mudança, o Pacto passa a abranger os bairros de Dois unidos, Água Fria, Campo Grande, Vasco da Gama e Nova Descoberta, na Zona Norte; Várzea, Torrões, Areias e Jardim São Paulo, na Zona Oeste; Ibura, Afogados e Cohab (que compreende a parte alta do Ibura), Imbiribeira e Pina na Zona Sul; e, por fim, o bairro central da Ilha de Joana Bezerra.

Em 2012, o bairro de São José registrou cerca de 10 homicídios e no ano passado, até o mês de junho, foram 4 assassinatos. Depois que o programa de segurança municipal chegou até a localidade, não foram registrados novos casos, o que motivou a saída de São José da lista de comunidades atendidas. Já a Imbiribeira e Vasco da Gama apresentaram aumento considerável, por isto passaram a figurar no Pacto pela Vida.

Últimas notícias