Perigo

Após vazamento de amônia, depósito da Masterboi, na Imbiribeira, é interditado

Agentes de saúde foram ao local e encontraram 36 pessoas com sinais de intoxicação

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/01/2014 às 13:13
Leitura:

O depósito da empresa Masterboi, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, foi interditado na manhã desta terça-feira (28). A Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente da capital Pernambucana estiveram no local depois do vazamento de amônia na noite da última segunda-feira (27). Representantes dos Bombeiros, da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) também participaram da inspeção. A vistoria constatou que o estabelecimento não possui a licença da vigilância sanitária, nem licença ambiental. 

Outro órgão que também passou pela vizinhaça foi a Secretaria de Saúde. Os agentes entrevistaram 46 moradores da região e constataram que 36 deles apresentavam sinais de intoxicação. Os pacientes foram atendidos por técnicos de saúde e não precisaram ser levados para o hospital. 

Os moradores tinham sido retirados de suas casas  no momento da ocorrência, mas após a atuação dos bombeiros puderam voltar. A Defesa Civil orientou 23 famílias a passar a noite na casa de parentes. Em nova vistoria realizada hoje, constatou-se que o gás de amônia está em processo de dispersão e as casas não precisaram ser interditadas. 

O estabelecimento foi proibido de funcionar pela secretaria de Meios Ambiente, pois não apresentava licença ambietal e foi constatada a poluição atmosférica. A unidade estava jogando resíduos de óleo na rede fluvial. 

Em nota, a empresa informou que o depósito está funcionando há quatro meses e que a unidade está sendo avaliada.

Confira a nota na íntegra: 

A Masterboi vem esclarecer que houve uma paralização momentânea da unidade de armazenamento da Imbiribeira para que seja investigado o ocorrido. Informamos que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas com base na segurança ambiental e do trabalho. Ressaltamos também que a empresa aportou investimentos com o objetivo de adequar as operações ao padrão de qualidade e segurança da Masterboi e que operamos a unidade há apenas quatro meses.

RELEMBRE- Um vazamento de amônia, gás tóxico, na fábrica Masterboi, localizada na Rua Antônio Amorim, na Imbiribeira, Zona Sul do  Recife, na noite da última segunda-feira (27) obrigou os moradores da região a deixarem suas casas. De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), a área foi isolada por volta das 20h e 23 três famílias foram retiradas de suas residências, um total de 92 pessoas. 

Após a ação dos bombeiros, na noite de segunda, os moradores voltaram as suas residências. 

 

Últimas notícias