MOBILIDADE

BRT avança pela Cruz Cabugá

Galpões estão sendo demolidos na avenida da área central do Recife para a construção de cinco estações de passageiros

Wilfred Gadelha
Cadastrado por
Wilfred Gadelha
Publicado em 10/04/2014 às 7:00
Diego Nigro/JC Imagem
Galpões estão sendo demolidos na avenida da área central do Recife para a construção de cinco estações de passageiros - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A demolição de sete galpões que ocupavam um quarteirão da Avenida Cruz Cabugá, área central do Recife, tem despertado a curiosidade de quem passa no local. A área abre espaço para duas pistas de rolamento que viabilizarão a construção da Estação de BRT Artur Coutinho, a ser erguida entre as Ruas Araripina e Dois de Julho. Para não prejudicar o trânsito, só quando as vias estiverem prontas para receber o fluxo no sentido Centro/Subúrbio a estação começará a ser levantada no centro da avenida.

A Prefeitura do Recife chegou a solicitar à Capitania dos Portos a liberação das Ruas do Cais e Leonor Porto (que ficam dentro da Vila Naval) para serem usadas como rota alternativa durante a construção das estações, mas o pedido foi negado. Dessa forma, os ônibus têm de permanecer na avenida durante as obras. No caso da estação da Artur Coutinho, o serviço não deverá trazer transtornos. “Uma parte da estação ficará onde hoje é a calçada. Somando isso ao alargamento, não haverá interferência no fluxo”, salienta o secretário-executivo das Cidades, Gustavo Gurgel. As desapropriações dos sete imóveis custaram cerca de R$ 1,4 milhão.

O corredor exclusivo Norte-Sul – que ligará o município de Igarassu, na Região Metropolitana, ao Centro do Recife, por meio do sistema BRT (ônibus de trânsito rápido) _ terá cinco estações na Cruz Cabugá e uma na Rua do Hospício. Três estão em fase de conclusão e duas não têm data para começar, pois dependem da remoção de interferências, como postes de iluminação.

Leia mais no Jornal do Commercio

Últimas notícias