acervo

Textos e meditações de Dom Helder em processo de recuperação

Material está no Instituto Dom Helder Camara (Idhec), no bairro da Boa Vista, área central do Recife

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 11/04/2014 às 10:52
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Material está no Instituto Dom Helder Camara (Idhec), no bairro da Boa Vista, área central do Recife - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

Em um sábado chuvoso, dom Helder Camara, então com 55 anos de idade, chegou ao Recife, vindo do Rio de Janeiro, para assumir o arcebispado de Olinda e Recife. Viveu na capital pernambucana por três décadas e meia, até morrer, em agosto de 1999, aos 90 anos. Exatos 50 anos depois daquele 11 de abril de 1964, o Dom da Paz ainda hoje surpreende com textos, imagens e meditações que estão sendo recuperadas e catalogadas. O acervo está no Instituto Dom Helder Camara (Idhec), que fica num prédio anexo à Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

O trabalho começou em fevereiro e deve terminar em agosto. “São cerca de 30 mil documentos entre livros, CDs, fitas cassetes e de vídeo, manuscritos e fotografias. Esta semana vamos concluir a recuperação e catalogação dos livros. Já contamos 2.100 exemplares escritos por dom Helder ou que falam dele. Também volumes que faziam parte da sua biblioteca pessoal”, explica a restauradora Célia Salsa, coordenadora técnica do projeto, financiado pela Petrobrás.

Chamou a atenção da equipe técnica a variedade de idiomas e os temas das publicações. “Há livros escritos em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão. Encontramos um exemplar em grego, outro em japonês e um em esperanto. Dom Helder costumava comentar a leitura escrevendo nas próprias páginas e no mesmo idioma dela”, conta Célia. “Há volumes com dedicatórias dos autores para o arcebispo. Gilberto Freyre, Cecília Meireles, Leonardo Boff e Maria Clara Machado são alguns dos escritores que escreveram”, informa.

Entre os temas preferidos de leitura do Dom da Paz, destaque para obras de teologia, sociologia e política. “Mas ele lia sobre tudo. Achamos curioso a quantidade de livros infantis e sobre a não-violência”, afirma a restauradora.
Na próxima semana a equipe inicia o trabalho com as fitas, cds, DVDs e vinis. “Vamos catalogar, higienizar e depois acondicionar”, diz Célia. A última fase será com os manuscritos, jornais e as fotos – estima-se que haja cerca de 15 mil imagens. Todas serão digitalizadas e disponibilizadas no site do Idhec. Está prevista ainda uma exposição, após a conclusão do projeto, para mostrar ao público como foi o passo a passo da recuperação do acervo.

MISSA
Para marcar os 50 anos da chegada de dom Helder ao Recife haverá uma missa, neste sábado, às 11h, na Igreja das Fronteiras, celebrada pelo padre José Augusto. No dia 30 está programado o lançamento do 4º volume das Obras completas escritas pelo arcebispo.

Confira o discurso:

Últimas notícias