Urbanismo

Moradores rejeitam novo nome de rua em Brasília Teimosa

Mudança foi proposta em 2012 pela vereadora Aline Mariano (PSDB), aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, em dezembro de 2013

De Cidades
Cadastrado por
De Cidades
Publicado em 22/05/2014 às 8:23
Leitura:

Moradores da Rua das Oficinas, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, descobriram, esta semana, que a Câmara de Vereadores alterou o endereço deles no fim do ano passado. O antigo nome foi substituído por Rua Ivonete Ferreira da Silva, em homenagem a uma das líderes comunitárias do bairro, já falecida.

"Isso é totalmente ilegal, não fomos consultados e queremos que a rua volte ao nome de origem”, declara Alda Meire dos Santos, moradora do Conjunto Habitacional Brasília Teimosa, inaugurado em 2006 na Rua das Oficinas e onde vivem 240 famílias.

A Lei nº 17.943/2013, que institui a nova denominação, foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio em 4 de dezembro de 2013. “Só ficamos sabendo agora, quando as pessoas começaram a se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Elas lançavam o número do CEP e aparecia Rua Ivonete Ferreira da Silva”, diz Alda Meire.

 

Segundo ela, os moradores do habitacional não questionam a importância de Ivonete Silva no bairro. “Era uma líder antiga e que lutou pela construção do Conjunto Brasília Teimosa, reconhecemos todo o trabalho dela na comunidade, mas não aprovamos a mudança”, reforça.

“A rua tem esse nome porque aqui funcionavam as oficinas de desmanche e pintura de navios do Porto, temos nossa história”, defende a moradora Ana de Fátima Rodrigues Eusébio. “Rua das Oficinas não é nome de nada. Jamais faria a proposta se a rua tivesse o nome de alguém”, diz a vereadora Aline Mariano (PSDB), autora do projeto de lei que propôs a alteração.

De acordo com Aline Mariano, a ideia da homenagem partiu da Associação Comunitária de Brasília Teimosa, fundada em 1986. Ivonete Silva presidiu a entidade. “O projeto não é meu, é da Câmara, pois recebeu a aprovação dos 39 vereadores”, declara.

“Frequento assembleias no bairro e numa delas as pessoas pediram para colocar o nome de Ivonete Silva na rua. Ela participou de muitas lutas por melhorias em Brasília Teimosa. Esse protesto é politicagem, é ciúme de líder comunitário querendo aparecer”, avalia a vereadora. A placa de identificação do logradouro continua com a mesma denominação: Rua das Oficinas.

Últimas notícias