Religião

Cearenses homenageiam dom Helder Camara

Romaria é realizada anualmente e visita túmulo do religioso, na Sé de Olinda

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/08/2014 às 21:29
Alexandre Severo/JC Imagem
Romaria é realizada anualmente e visita túmulo do religioso, na Sé de Olinda - FOTO: Alexandre Severo/JC Imagem
Leitura:

Um grupo de mais de 100 católicos vindos do Ceará inicia neste sábado a 11ª peregrinação em homenagem a dom Helder Camara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que morreu em 27 de agosto de 1999. Os peregrinos vão visitar o túmulo do religioso, na Sé, em Olinda, e a Igreja das Fronteiras, onde ele viveu no Recife.

A programação começa por volta das 14h30, com um passeio à Igreja do Carmo, em Olinda, onde estão os vestígios do antigo convento e da antiga Ordem Terceira Carmelita. Dali, seguem em caminhada até a Catedral da Sé, encabeçados pelo boneco gigante do Dom. Na igreja, visitam o túmulo do Dom da Paz, enterrado ao lado do seu bispo auxiliar, dom José Lamartine, e do padre Henrique Pereira Neto, assassinado em 1969, durante o regime militar. Depois, assistirão a uma missa pela passagem dos 15 anos da morte do arcebispo.

“Todo ano eles fazem a mesma programação, mas no grupo sempre há pessoas que estão vindo aqui pela primeira vez”, informa Lúcia Moreira, conselheira do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), que vai receber os romeiros na Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, Centro do Recife. “Todos, tantos os jovens quantos os mais idosos, são muito animados e disciplinados.”

A programação de domingo é na capital, começando com um giro turístico pela cidade. Às 11h, os peregrinos assistem a uma missa concelebrada pelo organizador da romaria, padre Sebastião Sá, pelo padre Marcelo (também do Ceará) e por dom Marcelo Barros, do IDHeC. “Depois, eles vão visitar a exposição permanente na casa de dom Helder”, informa Lúcia Moreira. Antes de seguir para Fortaleza, à tarde, os romeiros ainda fazem uma visita ao Santuário da Mãe Rainha, em Ouro Preto, Olinda.

Cearense de nascimento, dom Helder Camara viveu a maior parte dos seus 90 anos de idade no Recife. Todo ano, o memorial dele, instalado na Igreja das Fronteiras, recebe visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, segundo Lúcia Moreira.

Últimas notícias