Religiosidade

Recife celebra os Santos Cosme e Damião com doces e brinquedos

Moradora de Casa Amarela, dona Mira faz a festa em homenagem aos santos católicos há 43 anos. É o pagamento de uma promessa

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 27/09/2014 às 15:19
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Moradora de Casa Amarela, dona Mira faz a festa em homenagem aos santos católicos há 43 anos. É o pagamento de uma promessa - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Hoje, 27 de setembro, é dia de Cosme e Damião, os santos protetores dos farmacêuticos, dos médicos, dos gêmeos e das crianças. No Recife, devotos dos dois mártires católicos, que viveram na Ásia Menor e morreram no ano 300 d.C., aproveitam a data para distribuem doces e brinquedos, como pagamento de promessas.

Uma delas é Aldemira Pereira Lima, a famosa dona Mira, do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, que faz a alegria das crianças com sacolinhas de confeitos há 43 anos. “Tenho uma devoção muito forte aos santos, farei a festa até quando Deus quiser”, declara dona Mira.

Na manhã deste sábado (27), ela distribuiu dezenas de brinquedos, doces e enxovais de recém-nascidos com moradores de Casa Amarela e de outros bairros do Recife. “Vem gente de todo lugar”, comenta dona Mira, na sala decorada de verde e vermelho, as cores dos santos.

Tarcísio da Silva, 8 anos, mora no Ibura (UR-11), Zona Sul do Recife, e foi passar o fim de semana da casa de uma tia, próximo do restaurante de dona Mira. Não sabia da festa, mas viu crianças entrando na casa e saindo com doces e bolas nas mãos.

“Estava brincando na rua e vim também”, diz o garoto, segurando uma sacolinha de doces, uma bola e uma garrafa de água (squeeze). “É a primeira vez que venho aqui, mas já fui a outras festas de Cosme e Damião. É muito legal”, afirma Tarcísio.

Últimas notícias