Finados

Cemitérios com programação especial para o Dia de Finados

Necrópoles do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista esperam pelo público com missas, cultos e apresentações artísticas

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/11/2014 às 6:13
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Necrópoles do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista esperam pelo público com missas, cultos e apresentações artísticas - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Católicos pernambucanos repetem, neste domingo, um ritual oficializado pela Igreja Católica desde o século 13: reverenciar os mortos dia 2 de novembro. No Recife, os cinco cemitérios públicos – Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea – prepararam uma programação especial para receber as visitas, com missas e atividades culturais.

As celebrações religiosas serão realizadas apenas em Santo Amaro, na área central, e no Parque das Flores, na Zona Oeste. Mas as apresentações artísticas contemplam as cinco necrópoles. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a missa das 11h, em Santo Amaro, o primeiro cemitério público do Recife, inaugurado em 1851. No período da tarde, conduz a cerimônia das 16h do Parque das Flores.

Segundo a prefeitura, haverá performances itinerantes às 6h em Casa Amarela, às 8h na Várzea, às 10h no Parque das Flores, às 11h em Tejipió e às 15h em Santo Amaro. Além de cinco apresentações fixas em Santo Amaro, das 8h às 16h, com um espetáculo a cada duas horas. O público acompanhará bandas de música de repertório religioso, teatro com temática sacra e recitais poéticos.

No fim da programação em Santo Amaro, às 16h, o maestro Givanildo Amâncio vai reger uma orquestra com 150 artistas, numa homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em 13 de agosto deste ano e enterrado ao lado do avô, o também ex-governador do Estado Miguel Arraes de Alencar (1916-2005). A sinfonia Concerto para a Vida foi composta pelo maestro, especialmente para a cerimônia.

A Prefeitura de Olinda terá programação nos Cemitérios Nossa Senhora da Conceição (Águas Compridas) e de Guadalupe, com missa às 8h e culto evangélico às 9h. Cenário do filme Febre do Rato, do cineasta pernambucano Cláudio Assis, o Cemitério de Guadalupe está em atividade desde 1858. É o mais procurado para sepultamentos na cidade.

O culto aos mortos no Morada da Paz, cemitério particular de Paulista, no Grande Recife, será feito com coral, às 8h, e missa, às 9h. Chuva de pétalas de rosas cairá sobre os túmulos e as visitas às 10h30. A programação continua com apresentação gospel (11h), palestra espírita (14h), músicas (15h) e missa (16h). Em Jaboatão, também no Grande Recife, haverá missa às 9h30, 11h e 15h, no Memorial Guararapes, cemitério particular da cidade.

Últimas notícias