Orientação

Dia de Combate ao Câncer de Pele é lembrado com ação educativa

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco ocorreu no Parque Treze de Maio, área central do Recife

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/11/2014 às 11:41
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco ocorreu no Parque Treze de Maio, área central do Recife - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

Neste sábado (29), Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE) realizou uma série de ações de orientação e conscientização à população no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, área central do Recife. Na mobilização, dermatologistas examinaram quem passava pelo local, distribuíram panfletos informativos e forneceram bonés e amostras de filtros solar. A ação ocorreu simultaneamente em 23 Estados.

A empregada doméstica Ilônia Monteiro da Silva, 51, passava pelo parque quando percebeu o evento e decidiu participar. Ela tem uma mancha na pele e temia que se tratasse de um câncer. "Eu tinha essa dúvida, então parei um pouco para ouvir a opinião do médico. Agora que sei que se trata apenas de psoríase estou muito mais tranquila", disse.

Muitas pessoas que trabalham expostas ao sol, como guarda-vidas, por exemplo, também fizeram questão de se informar com os médicos. Segundo o dermatologista Sérgio Palma, um dos voluntários na ação, esse público deve estar duas vezes mais atento aos cuidados com a pele. "Quem passa muitas horas por dia exposto aos raios solares tem que usar um bom protetor solar e reaplicá-lo a cada duas horas. A proteção de óculos de sol e de chapéus também não deve ser esquecida", orientou.

Apesar de ser uma doença que pode ser evitada com cuidados básicos, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é uma das manifestações mais comuns desta enfermidade. Para se ter ideia da gravidade do quadro, apenas em 2014 são estimados 188.020 novos casos.

Últimas notícias