Festa do Morro

Acendedores interditados no Dia da Conceição

A Defesa Civil e a Polícia Militar proibiram o uso do espaço para evitar acidentes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/12/2014 às 12:46
Leitura:

O segundo acendedor de velas da Festa do Morro da Conceição foi interditado no fim desta manhã de segunda-feira (8). O calor acabou causando rachaduras na estrutura e, a exemplo da primeira, já isolada no fim de semana, ela deixou de receber uma das expressões mais comuns dos devotos. A paróquia está recolhendo as velas levadas pelo público.

Desde a madrugada, o santuário recebe um número maior de pagadores de promessa de várias regiões do Estado. Eles sobem caminhando, rezando, de costas, de joelhos ou amparados por familiares. Esta é a 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, consideranda madrinha dos recifenses e demais pernambucanos.

Mesmo com a chuva, muitos permanecem nas escadarias e ladeiras. "Venho todo ano, não podeia faltar nesse", disse Cristina Nestor, 82 anos, moradora de Camaragibe.

Os milagres atribuídos à santa são inúmeros. Apesar da devoção, muitos fiéis ainda não conseguem colaborar com a limpeza urbana. "Colocamos dezenas de lixeiras, mas as pessoas teimam em jogar caixas de vela e garrafas vazias no chão", contou um dos garis que trabalham na limpeza  ao redor da igreja e do monumento gigante.

O pároco José Roberto de França estima que 200 mil fiéis visitem o Morro nesta segunda-feira. São esperadas 50 mil pessoas para a procissão à tarde, com saída prevista para as 15h, do Forte do Brum, Bairro do Recife, rumo ao Morro.

Últimas notícias