Religião

Campanha da Fraternidade é lançada com Missa de Cinzas no Pró-Criança

Evento tem início nesta Quarta-Feira de Cinzas e segue até a Páscoa, com o lema ''Fraternidade: Igreja e Sociedade''

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/02/2015 às 11:25
Foto: Divulgação
Evento tem início nesta Quarta-Feira de Cinzas e segue até a Páscoa, com o lema ''Fraternidade: Igreja e Sociedade'' - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Atualizada às 11h35

Com a chegada da Quarta-feira de Cinzas e o fim do Carnaval, tem início o período de quaresma para os católicos. A data marca também o começo da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). Em Pernambuco, a campanha da Igreja Católica será lançada às 16h com a celebração da Missa de Cinzas, realizada na unidade do Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos, área central da Capital. O local, que atua na educação e profissionalização de jovens de comunidades carentes, foi parciamente destruído após ser atingido por um incêndio de grandes proporções no dia 25 de agosto.

A ideia da campanha é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro, além de buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O evento que começa nesta quarta, vai até a Páscoa, cumprindo o período da Quaresma. Além do arcebispo dom Fernando Saburido, que celebrará a missa, sacerdotes, religiosos, seminaristas, leigos, representantes da sociedade civil e autoridades participarão do evento.

O arcebispo dom Fernando Saburido explica que o Movimento Pró-Criança foi escolhido como local da Missa por sua importancia social. "Escolhemos esta sede do movimento como símbolo desse trabalho constante da Igreja e, também, porque a entidade ainda precisa de ajuda para reformar o prédio, que foi destruído ano passado por um incêndio”, afirma dom Saburido.

Os materiais da Campanha da Fraternidade 2015 foram disponibilizados para download pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do link.

Campanha da Fraternidade pelo Brasil

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou o compromisso do governo com a emancipação dos pobres. "Defendemos os pobres, não a pobreza. Queremos que os pobres se libertem", disse. "Queremos que as pessoas se tornem protagonistas, sujeitos de sua vida e de sua história."

Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Márcia Bencke, a campanha destaca a necessidade de promover o debate de valores éticos e também do papel missionário da Igreja. "O tema da campanha deste ano nos desafia para uma ética global de responsabilidades. Nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto igrejas e enquanto religiões."

Por fim, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Furtado, defendeu medidas urgentes para a proteção e o acolhimento aos mais pobres e uma reforma política no país. "A luta por dignidade, justiça e igualdade é o elo que deve nos unir", disse. "Precisamos dar um passo adiante na atual situação de um sistema político desigual. Há a Necessidade de todas as instituições de participarem desse esforço em busca de um sistema político igualitário."

Últimas notícias