Zona Norte

Ambulantes realizam o terceiro protesto da semana, desta vez, no Mercado de Casa Amarela

Grupo, que se concentra no local desde as 8h, têm a intenção de bloquear uma das vias da região

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/02/2015 às 8:40
Foto: Karla Tenório
Grupo, que se concentra no local desde as 8h, têm a intenção de bloquear uma das vias da região - FOTO: Foto: Karla Tenório
Leitura:

Os trabalhadores do comércio informal do Recife realizam na manhã desta sexta-feira (27) um protesto no entorno do Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Este é a terceira manifestação organizada desde a retirada dos vendedores ambulantes da Avenida Conde da Boa Vista, na última terça-feira (24).

A categoria bloqueou, por volta das 8h55, o cruzamento da Avenida Norte com a Avenida Professor José dos Anjos. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci), Severino Souto, a intenção do grupo é promover protestos pelas ruas da cidade enquanto no forem recebidos pela Prefeitura para discutir um projeto para os trabalhadores que não foram cadastrados para atuar na Avenida Conde da Boa Vista. "Não estão dando direito aos trabalhadores e nós vamos às ruas. A ação da Prefeitura de retirada dos ambulantes não condiz com o espaço democrático pois não dá nenhuma possibilidade de diálogo", afirmou Severino.

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), por volta das 9h30, a via foi liberada após a negociação de policiais militares com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci). 

Foto: TV Jornal

PROTESTO - Na última terça-feira (24), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), retirou da Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife,  alguns trabalhadores informais que não foram cadastrados para atuar na via. Este trabalho de reordenamento está sendo realizado desde janeiro, no trecho que vai da Rua José de Alencar até a Rua da Aurora.

Após a ação da Prefeitura, os trabalhadores passaram a realizar protestos em importantes vias do Recife. Na manhã da quarta-feira (25), o grupo bloqueou por mais de uma hora a Avenida Caxangá, na Zona Oeste. Já na quinta (26) a Avenida Cruz Cabugá, na região central da cidade, foi bloqueada de forma semelhante, por volta das 18h. 

Em nota, a Secretaria afirmou que os comerciantes cadastrados, ao longo de 2015, seriam realocados para quatro terrenos adquiridos pela secretaria no Centro do Recife e que a administração municipal reforça a disposição para a manutenção do diálogo pacífico com a categoria, a fim de solucionar possíveis problemas.

De acordo com a prefeitura, os comerciantes foram notificados sobre a ação desde o dia 7 de fevereiro. Segundo a Semoc, no total, 75 comerciantes foram autorizados a atuar na via de maneira provisória e obedecendo as regras estabelecidas pela secretaria, como a utilização de apenas um equipamento com medidas 1 m x 1 m e a proibição da manipulação de alimentos.

Assista ao vídeo da ação da PCR de retirada dos camelôs da Conde da Boa Vista:

Últimas notícias