Clima

Alerta de chuvas fortes continua para a madrugada desta segunda

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema meteorológico que atingiu o Grande Recife neste final de semana continua atuando com intensidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/03/2015 às 18:20
CESAR ARRUDA / Comuniq
FOTO: CESAR ARRUDA / Comuniq
Leitura:

O recifense deve se preparar para mais um dia de alagamentos. O alerta de chuvas fortes continua para a madrugada desta segunda-feira e início da manhã. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema meteorológico que atingiu o Grande Recife neste final de semana continua atuando com intensidade no litoral e também na Zona da Mata e Sertão. 

"Chuvas também são esperadas para o Sertão do Moxotó e Agreste Meridional, na faixa que inclui municípios como Buíque, Tupanatinga e Itaíba", informou o meteorologista da Apac, Tiago do Vale. "A previsão é que o sistema volte a se intensificar nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira", disse. 

Segundo ele explica, o sistema meteorológico da Zona de Convergência Intertropical acontece de modo global na região equatorial e está bastante atuante na região que compreende o Norte e o Nordeste do País nesses últimos dias. "O encontro dos ventos do Sudeste com o do Nordeste estão atuando bastante nesta região", explica.  

Por isso, diz, mantêm-se o alerta de chuvas fortes para as  primeiras horas do dia, com a tendência de menor intensidade à tarde. Até terça-feira está previsto que o sistema continue atuando,  mas com  tendência de diminuição a patir da segunda-feira (9)." 

Para se ter uma ideia, em 24 horas,  choveu no Recife o equivalente a 11 dias de chuvas para o período. A capital pernambucana registrou precipitações de 68 milímetros entres as 14 horas do sábado e as 14h do domingo. No mesmo período, choveu com maior intensidade no Cabo, que registrou 128 mm, ou a mesma quantidade de água esperada para 22 dias em março. Também choveu bastante em Jaboatão, com os marcadores registrando 110 mm. Em Camaragibe e São Lourenço choveu 97 mm e 92 mm, respectivamente.  

MARCIO AMARAL / Comuniq
A água das chuvas alagou vários trechos no Grande Recife - MARCIO AMARAL / Comuniq
CESAR ARRUDA / Comuniq
As chuvas derrubaram a cobertura de um posto localizado na Avenida Recife - CESAR ARRUDA / Comuniq
EDCLENIO PEREIRA / Comuniq
A água das chuvas alagou vários trechos no Grande Recife - EDCLENIO PEREIRA / Comuniq
MARCIO AMARAL / Comuniq
Chuva alaga trechos da Avenida Castelo Branco, na esquina do Extra Candeias - MARCIO AMARAL / Comuniq
BRUNO CUNHA / Comuniq
Na Avenida Boa Viagem, a chuva alagou a pista - BRUNO CUNHA / Comuniq
MARIA EUGÊNIA FRANCO / Cortesia
Em Candeias, a água chega a invadir o estacionamento dos prédios - MARIA EUGÊNIA FRANCO / Cortesia
Sérgio Bernardo / JC Imagem
As chuvas derrubaram a cobertura de um posto localizado na Avenida Recife - Sérgio Bernardo / JC Imagem

Últimas notícias