interação

Lançada versão 3.0 do comuniQ, aplicativo de compartilhamento de notícias do SJCC

A atualização já está disponível para download gratuito em smartphones Android e iOS

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/03/2015 às 8:08
Foto: Reprodução/comuniQ
A atualização já está disponível para download gratuito em smartphones Android e iOS - FOTO: Foto: Reprodução/comuniQ
Leitura:

Sempre procurando inovar, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação acaba de lançar a versão 3.0 do comuniQ, aplicativo que convida os usuários a enviar suas contribuições para as redações do SJCC. A atualização já está disponível para download gratuito em smartphones Android e iOS.

A grande novidade é o sistema de comentários. Agora, os usuários podem comentar nas publicações, desde que autor da postagem autorize os comentários no seu perfil. Essa novidade surgiu da necessidade de maior interação entre a comunidade comuniQ desde o lançamento da versão 2.0, onde foi inserida a timeline para que todos vissem os conteúdos enviados.

“Com a inclusão dos comentários, o objetivo é que as pessoas interajam em prol de uma questão comum, unindo interesses”, explica Romeu Coutinho, coordenador de web Mercado Leitor.

10-comuniq

Caso não deseje comentários em suas publicações, o usuário pode ir nas configurações de privacidade e bloquear a função. Na mesma aba ele pode escolher quais notificações deseja receber: missões enviadas pela redação, novos comentários em suas publicações e atualização nas publicações que comentou.

Outra melhoria é a visualização de fotos e vídeos, que ganharam ainda mais destaques na timeline e dão mais enfoque ao conteúdo enviado. Diferente da versão anterior, agora é possível ver tanto a miniatura das fotos e vídeos como sua versão ampliada.

As notificações também passaram por mudanças. Semelhante aos famosos aplicativos de mensagens, o comuniQ agora manda notificações por push que podem ser visualizadas e abertas direto da tela bloqueada do seu celular.

“Toda vez que lançamos uma nova versão já sabemos onde queremos chegar. Por isso é importante observar e captar os feedbacks dos usuários. Começamos a perceber, a partir da implementação da timeline, que eles abraçaram o conceito DE comunidade, tornando o comuniQ um espaço para troca de informações”, conta Luciano Ayres, diretor da i2 Mobile Sotutions.

Para Verônica Barros, diretora de Mercado Leitor do JC, interação é a palavra de ordem na nova versão do aplicativo: “nós queremos unir cada vez mais os interesses e necessidades dos pernambucanos conectando a cidadania”.

HISTÓRICO

Em novembro de 2013 o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançava um inovador projeto, o aplicativo comuniQ, que tem por objetivo integrar cada vez mais o público com as redações. Todo conteúdo compartilhado segue para um painel instalado nas redações do Jornal do Commmercio, Portal NE10, Rádio Jornal e TV Jornal, e pode ser aproveitado pelos veículos. O leitor então passa a ser protagonista no processo de formação de conteúdo. E, desde o seu lançamento, foram realizadas melhorias no aplicativo para que estas as relações fossem estreitadas.

Na primeira versão, lançada em  novembro de 2013, o material enviado pelos usuários era visto apenas pelos jornalistas nas redações,  sem qualquer interação com outros usuários. Já na versão 2.0, os usuários puderam ver o
que era compartilhado por todos, em uma timeline.

Em pouco tempo o comuniQ já ganhou o reconhecimento do público e de instituições especializadas em tecnologia e comunicação. Com menos de seis meses desde seu lançamento, o app já foi reconhecido nacionalmente, vencendo o Prêmio Oi Tela Viva Móvel nas categorias Ferramenta Móvel (júri popular) e Comunidade/Rede Social (júri técnico). A ferramenta também teve destaque internacional, ficando entre os três melhores do mundo na categoria Melhor Novo Serviço Móvel segundo o International News Media Association (INMA).

Para utilizar o comuniQ é fácil: basta acessar o Google Play ou o App Store em seu celular e baixar o aplicativo gratuitamente. Depois basta realizar um cadastro e começar a enviar suas contribuições (fotos, vídeos, textos e
áudios) para as redações do SJCC e toda comunidade comuniQ.

Últimas notícias