encruzilhada

Mais de 50 cães são abandonados em imóvel na Zona Norte do Recife

Os animais foram abandonados por duas inquilinas, que receberam uma ordem de despejo por não pagar o aluguel

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/03/2015 às 23:35
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Os animais foram abandonados por duas inquilinas, que receberam uma ordem de despejo por não pagar o aluguel - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O destino de mais de 50 cachorros vira-latas, abandonados desde a última segunda-feira, numa casa na Avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, é incerto. Depois de ingressar na Justiça contra duas inquilinas que não pagavam mais o aluguel, o empresário Gustavo Pereira conseguiu uma ordem de despejo e se surpreendeu com a quantidade de cães que havia no lugar.

O administrador dos imóveis de Pereira, Sérgio Borba, informou que está alimentando os animais abandonados, mas não tem condição de mantê-los por muito tempo. “Estamos precisando de ajudar. Tentando falar com organizações não governamentais, mas as instituições dizem que não conseguem dar conta de todos. São muitos cachorros”, explicou Borba. “A prefeitura já levou alguns, no dia do despejo, mas diz que também não tem onde abrigar todos”, completou.

Um dos coordenadores do Projeto Mascote de Rua, Sidney Niceas, esteve no local e disse que a situação é preocupante. “Recebemos a denúncia através das redes sociais e viemos avaliar o caso. É chocante. Nós geralmente encaminhamos um ou dois animais abandonados para lares adotivos, mas nunca esta quantidade. O local está cheirando muito mal, os bichos estão mal cuidados, sujos”, revelou. O ativista informou que um cão foi encontrado morto na casa anteontem.

Os cachorros chegaram a morder duas vezes o funcionário Fernando de Menezes, que está cuidando do imóvel e dando ração e água aos animais. “Nos primeiros dias, eles estavam agressivos, com muita fome. Fui mordido e tive que tomar várias vacinas”, contou o zelador. “Agora, eles se acostumaram com minha presença”, relatou.

“As duas mulheres saíram da casa levando aproximadamente 10 cães e 50 gatos. Os outros 50 cachorros ficaram lá. Ninguém mais sabe onde elas estão e os bichos ficaram completamente abandonados”, disse o administrador Sérgio Borba. Ele não quis revelar a identidade das mulheres.

Segundo moradores do bairro, as inquilinas residiam no lugar há oito anos, mas eram bastante reservadas. “Era difícil vê-las. Mal saiam de casa. A gente não fazia ideia de que havia tantos cachorros lá. Agora, o imóvel está completamente acabado”, falou Jurandir Guimarães, dono de um lava-jato vizinho à casa.

PROVIDÊNCIAS

A Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) do Recife informou que vai enviar uma equipe ao local para avaliar a situação dos cães. O órgão afirmou que deve orientar o proprietário do imóvel a cadastrar os animais no próximo evento de adoção, que vai acontecer dia 29, no RioMar Shopping, no Pina, Zona Sul da cidade.

A casa de número 2473 fica entre um lava-jato e a sede do Núcleo Casa Amarela da Defensoria Pública, na Avenida Norte. Para ajudar o empresário, voluntários podem entrar em contato pelo número: (81) 9905-0216.

Últimas notícias