Urbanismo

UFPE cria site para preservar memória da arquitetura do século 20

Trabalho é desenvolvido pelo Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (Liau)

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 22/03/2015 às 9:10
Foto: Fred Jordão/Divulgação
Trabalho é desenvolvido pelo Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (Liau) - FOTO: Foto: Fred Jordão/Divulgação
Leitura:

Na próxima quarta-feira, 25 de março, o Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (Liau-UFPE) apresenta ao público o site www.armandoholanda.com.br com plantas, perspectivas e memorial descritivo de projetos criados por Armando Holanda (1940-1979). A partir dessa data, o acervo do arquiteto que desenhou o Parque Histórico Nacional dos Guararapes ficará disponível para consultas e inaugura um projeto maior do Liau, de preservação da memória arquitetônica.

A proposta do Liau é montar um banco de dados digital com fotos, plantas e desenhos técnicos produzidos em Pernambuco no século 20. “Esse é um patrimônio desprezado, porém importante para contar a história da arquitetura, do urbanismo e da cidade. São informações primordiais para estudantes, pesquisadores e também ajudarão em obras de restauração de prédios do século passado”, diz a coordenadora do laboratório, Guilah Naslavsky.

Por falta de espaço físico o Liau pretende receber a documentação, digitalizar e devolver os originais aos proprietários. “Esperamos sensibilizar escritórios de arquitetura e órgãos públicos. Normalmente esse material é jogado fora quando o arquiteto morre ou a instituição é extinta, e a história se perde”, comenta Guilah, professora de história da arquitetura.

Ela disse que se inspirou no Instituto Francês de Arquitetura, para desenvolver o projeto. “Na França, em Montreal e em São Paulo o acervo arquitetônico é guardado para as próximas gerações”, observa. Na UFPE, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo disponibilizou salas para o Liau fazer a limpeza, restauro e digitalização dos papéis.

O laboratório já fez o registro fotográfico de 500 projetos da 1ª regional da Secretaria de Controle Urbano e está aberto a colaborações. “Recebemos fotos de arquitetura do escritório Jorge Martins. É difícil encontrar esse tipo de fotografia.” Facepe e Funcultura apoiam o projeto.

Escolhido para abrir os trabalhos, o acervo Armando Holanda pertence à UFPE há cerca de 15 anos. “Nós quantificamos os documentos, catalogamos (projetos residenciais, industriais e parques), digitalizamos e fizemos o acondicionamento de forma adequada”, declara a arquiteta da UFPE Adriana Freire, coordenadora do projeto Armando Holanda. O lançamento será às 17h no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), no bairro de São José.

Últimas notícias