interdição

Lava-jatos e restaurante são interditados na Zona Oeste do Recife

Os principais problemas encontrados durante a fiscalização foram poluição hídrica e contaminação de solo

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 26/03/2015 às 17:32
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Os principais problemas encontrados durante a fiscalização foram poluição hídrica e contaminação de solo - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Cinco lava-jatos e um restaurante foram interditados nesta quinta-feira (26), durante fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS). Os estabelecimentos foram autuados por cometer infrações e irregularidades previstas no Código Municipal de Meio Ambiente. A vistoria ocorreu nos bairros da Cidade Universitária, Várzea e Iputinga, todos na Zona Oeste da capital pernambucana.

No total, foram fiscalizados seis lava-jatos. Somente um deles estava regular e apresentava as condições necessárias para funcionamento. De acordo com a SMAS, os estabelecimentos vistoriados já tinham sido denunciados por apresentar irregularidades.



Os principais problemas encontrados durante a fiscalização foram poluição hídrica e contaminação de solo, provocadas pelo descarte incorreto de materiais oleosos e água contaminada. Além disso, os fiscais constataram ausência de licenciamento ambiental, documento obrigatório para o funcionamento dos serviços.

“Muitos dos estabelecimentos não possuem a caixa separadora de óleo, e descartam os produtos engraxantes de forma indiscriminada. A água da lavagem dos veículos é contaminada com sabão e outros produtos oleosos e vai direto para a galeria pluvial, o que é considerado infração ambiental”, explica o gerente de controle ambiental da SMAS, Ismael Cassimiro.

Os proprietários que tiveram os estabelecimentos interditados têm um prazo de 15 dias para recorrer da autuação. Eles também estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Segundo a secretaria, os casos que forem considerados como crime ambiental serão encaminhados para órgãos como a Delegacia do Meio Ambiente e o Ministério Público de Pernambuco para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Tanto os lava-jatos como o restaurante só poderão voltar a funcionar após se adequarem as normas do Código Municipal de Meio Ambiente.

Últimas notícias