cultura

Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão, será reinaugurado até junho

Espaço cultural está fechado há mais de 20 anos. Agora terá rampa para cadeirantes, cadeiras específicas para obesos e portadores de necessidades especiais, camarins comuns e adaptados, além de climatização

Valéria Oliveira
Cadastrado por
Valéria Oliveira
Publicado em 29/04/2015 às 11:57
Foto: Projeto gráfico/Divulgação
Espaço cultural está fechado há mais de 20 anos. Agora terá rampa para cadeirantes, cadeiras específicas para obesos e portadores de necessidades especiais, camarins comuns e adaptados, além de climatização - FOTO: Foto: Projeto gráfico/Divulgação
Leitura:

Em fase de conclusão das obras estruturais, o Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, será reinaugurado até o mês de junho deste ano. É o que promete a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município, que está à frente da reconstrução do espaço cultural. O equipamento deve beneficiar centenas de moradores que residem no Centro Histórico da Cidade.

Com um investimento de R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão proveniente de convênio com o Ministério da Cultura e o restante investido pela prefeitura, o novo Cineteatro Samuel Campelo conta com rampa para cadeirantes, cadeiras específicas para obesos e portadores de necessidades especiais, camarins comuns e adaptados, além de climatização em todo o espaço. Com a intervenção, o equipamento passa a comportar 509 lugares. O número, que era de 832 lugares, foi reduzido por conta de normas de segurança e acessibilidade.

De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Jaboatão, Isaac Luna, o Samuel Campelo atende rigorosamente todos as normas de segurança e acessibilidade exigidas pelos órgãos fiscalizadores. "Iremos devolver à população um equipamento de ponta, um dos teatros mais modernos da Região Metropolitana do Recife", afirmou Isaac Luna.

HISTÓRICO - Considerado um dos equipamentos culturais mais importantes de Jaboatão dos Guararapes, o Cineteatro Samuel Campelo fica situado no Centro Histórico da cidade, na Avenida Barão de Lucena. O espaço está fechado há mais de 20 anos pois não apresentava condições para continuar em funcionamento. 

O processo de reconstrução do Samuel Campelo foi iniciado em 2009 e se arrasta desde então. Segundo o secretário Isaac Luna, a demora na conclusão da obra se deve às várias readequações que foram necessárias fazer no projeto. "Quando começamos as obras, detectamos que a estrutura física do espaço não suportaria a intervenção. O Cineteatro precisaria ser completamente reconstruído, por isso tivemos que refazer o projeto", explicou o secretário. 

Últimas notícias