URBANIZAÇÃO

Promessa de cara nova para Jardim Brasil I

Projeto de urbanização vai pavimentar 72 ruas no bairro e em Vila Popular. 28 ruas já foram contempladas

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 13/05/2015 às 10:00
Foto: Fernando da Hora
Projeto de urbanização vai pavimentar 72 ruas no bairro e em Vila Popular. 28 ruas já foram contempladas - FOTO: Foto: Fernando da Hora
Leitura:

Jardim Brasil I, em Olinda, é um bairro conhecido pelo histórico de grandes alagamentos. A área está abaixo do nível do mar e não possui sistema de drenagem apropriado, facilitando a ocorrência de problemas no período de chuvas. A situação promete melhorar com o projeto de urbanização desta localidade e da Vila Popular, que inclui pavimentação de ruas, serviços de saneamento, recuperação de calçadas, iluminação, construção de moradias e estações elevatórias. 

A ação começou em 2009 e já contemplou 28 ruas, além da construção dos conjuntos residenciais Olindinha (88 habitações já estão prontas) e o Cuca Legal. No total, 72 ruas e 3.500 moradias serão beneficiadas. Os recursos orçados em R$ 70 milhões são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Parte deste valor também está sendo utilizada para revestir o Canal da Malária, para onde corre toda a água da chuva captada pela rede de saneamento básico.

“É uma obra demorada, mas gratificante. Ainda alaga, porque Jardim Brasil I e Vila Popular estão em um terreno localizado abaixo do nível do mar, mas agora o escoamento é mais rápido. Antes de começar a intervenção, alguns residentes passavam 15 dias com água dentro de casa, e hoje isso não ocorre mais. O PAC I termina agora em 2016, mas contamos com recursos do PAC II, que vai durar mais três anos”, informa a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes. 

A população está satisfeita com o avanço das obras e relata que o alagamento diminuiu em vias que já receberam as intervenções. “Moro na Rua São Luiz e já percebi muitas melhorias. Antes, as canaletas entupiam e aí alagava, entrava água na minha residência e casa. Hoje não acontece mais isso”, afirma a moradora Maria Nadir Vila Nova, 54 anos.

Apesar da mudança concreta já perceptível em alguns pontos do bairro, alguns moradores acham que os velhos problemas persistem. É o caso do pedreiro Manoel Sebastião do Nascimento, que mora na Rua Parnaíba, entregue no início deste ano. “Mesmo com as obras, continua a alagar. O problema é que a água está escorrendo pelas bocas de lobo na rua, mas fica empoçada. Estamos preocupados com a dengue”, afirma. 

Outro exemplo é a Rua Paraná, localizada perto do terminal de ônibus de Jardim Brasil I, reformada há alguns anos. As bocas de lobo cederam ou quebraram e deixaram grandes buracos abertos, oferecendo risco aos motoristas e transeuntes. 

A Secretaria de Obras de Olinda informa que vai verificar a situação da Rua Parnaíba e realizará manutenção na Rua Paraná.

Últimas notícias