atitude cidadã

Fôlego para renovar luta contra o câncer

No ano em que completa sete décadas, Hospital de Câncer convoca voluntários para ajudar pacientes e fortalecer esperança de cura ou controle da doença

Valéria Oliveira
Cadastrado por
Valéria Oliveira
Publicado em 17/05/2015 às 7:05
Foto: Guga Matos/JC Imagem
No ano em que completa sete décadas, Hospital de Câncer convoca voluntários para ajudar pacientes e fortalecer esperança de cura ou controle da doença - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Referência no tratamento oncológico no Estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) conta, desde sua fundação, com o apoio do voluntariado para manter suas atividades e facilitar a vida das centenas de pacientes que recebem atendimento médico na unidade de saúde. São mais de 200 voluntários, entre homens e mulheres. Comandados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, eles atuam em todas as áreas do hospital, desde o setor administrativo até o acompanhamento de pacientes. Doam tempo e dedicam parte da vida em benefício de outras pessoas. O objetivo: ajudar o próximo e fortalecer a esperança de cura ou controle da doença. E, no ano em que comemora 70 anos de história, a instituição filantrópica convida toda a sociedade a fazer parte da corrente do bem. 

A “grande família”, como se autodenominam os voluntários, desenvolve vários projetos de assistência. Eles se dividem entre dar conforto aos pacientes, providenciar material de higiene e alimentação para quem precisa, além de gerir todas as ações sociais e visitas às alas do hospital. “Atuamos no acolhimento, na doação de cestas básicas, e também ajudamos com exames e medicamentos. É um trabalho diário, onde cada voluntário tem seu papel e importância. Somos uma grande família”, afirma a presidente da Rede Feminina e uma das voluntárias mais engajadas, Maria da Paz Azevêdo Silva.

O trabalho do voluntariado vai desde serviços de beleza, oficinas itinerantes de renda e crochê nas enfermarias até confecção de perucas para mulheres em tratamento. Voluntária há um ano, a cabeleireira Silene Dahmen, 43 anos, fecha o salão de beleza do qual é proprietária todas as quartas-feiras só para se dedicar à produção de perucas. “Como sou cabeleireira, já sabia fabricá-las. Achei que seria um egoísmo da minha parte não utilizar esse conhecimento para ajudar outras pessoas. Fazer esse trabalho é gratificante”, explica Silene. 

A solidariedade e a vontade de ajudar o próximo ultrapassaram barreiras. Nem mesmo a falta de recursos foi o suficiente para fazê-los desanimar. Através de rifas e eventos beneficentes, os voluntários conseguiram financiar a reforma de um imóvel para acolher pacientes vindos de cidades do interior de Pernambuco e também de outros Estados. A casa de apoio fica no bairro de Amaro Branco, em Olinda, no Grande Recife, e deve ser inaugurada em breve.

Para quem é voluntário, toda a dedicação e esforço valem a pena. “O HCP é uma grande escola, que nos ensina a sermos pessoas melhores. O sorriso e o brilho de gratidão expresso nos olhos dos pacientes nos renovam e dão forças para voltar todos os dias”, afirma Maria da Paz.

A unidade de saúde está sempre aberta a novos colaboradores. Quem quiser ser voluntário pode entrar em contato pelo telefone (81) 3217-8236.

Últimas notícias