História

Novo projeto para requalificar a Cruz do Patrão

Estudos estão sendo realizados em parceria do Estado e município

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/06/2015 às 7:55
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Estudos estão sendo realizados em parceria do Estado e município - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Leitura:

A requalificação da área da Cruz do Patrão – o monumento mais antigo do Recife e desconhecido pela maioria dos moradores da cidade – volta à pauta do poder público. O tema está sendo discutido por representantes do Estado, município, Câmara de Vereadores, sociedade civil e Porto do Recife, onde o equipamento está localizado. Uma das propostas encaminhadas, de caráter mais imediato, é a ampliação da ciclofaixa de turismo e lazer, em funcionamento aos domingos e feriados, até o monumento, a fim de torná-lo mais acessível. 

“A ideia foi aprovada e haverá reunião no início do mês para definir seu formato”, adianta o vereador Wanderson Florêncio, que realizou audiência pública sobre o tema, no dia 28, após denúncia de que o entorno da Cruz do Patrão estaria sendo usado como estacionamento de caminhões. Segundo ele, o problema já foi resolvido com a administração do Porto.

A requalificação geral da área é mais ampla, em discussão há décadas. Na última quinta-feira, a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer apresentou, em reunião no Porto, projeto que prevê para o local o Memorial Chico Science (hoje instalado no Pátio de São Pedro, em más condições), espaço de convivência, auditório e sala de exposição afro-brasileira – proposta parecida à divulgada em 2007, quando se falou em um Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira.

“Também há intenção de se ligar o Istmo Recife/Olinda e se incorporar o Forte do Buraco, que fica na mesma área e é outro desconhecido da população”, conta Wanderson. “Historiados e técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) vão se reunir para ajudar no ajuste do projeto, uma vez que uma área no entorno da cruz está em processo de tombamento”.

A Secretaria de Turismo não quis se pronunciar sobre o projeto. Por meio de nota, confirmou apenas que os estudos estão sendo realizados em parceria com a Prefeitura do Recife.

A Cruz do Patrão servia de balizamento para embarcações no século 19 e tem fama de ser local onde se enterravam escravos, sendo mal-assombrado.

Últimas notícias