trânsito

Com a volta às aulas, CTTU vai fiscalizar também o entorno das faculdades

Universitários foram incluídos na operação em virtude do alto índice de envolvimento dos jovens em acidentes de trânsito

Betânia Santana
Cadastrado por
Betânia Santana
Publicado em 01/08/2015 às 6:22
Leitura:

Diante do alto índice de envolvimento dos jovens em acidentes de trânsito – é a segunda causa de morte entre os 18 e 24 anos – os universitários foram incluídos na operação Volta às Aulas do Recife este semestre. Na próxima segunda-feira (3), além de atuar nos principais corredores para orientar os pais que vão deixar seus filhos em escolas particulares, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também abordará estudantes nas vias do entorno de universidades. Em todos os pontos haverá reforço na fiscalização. A campanha se estende por todo o mês.

“Esta é a primeira vez que a Operação Volta às Aulas vai às universidades. O intuito é alertar o jovem para suas responsabilidades como condutor”, explica o chefe de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste, e a Universidade Católica (Unicap), em Santo Amaro, área central, serão as primeiras a receber a equipe de arte-educadores, agentes e orientadores de trânsito, na segunda-feira, a partir das 18h.

Também estão na lista a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças, Zona Norte; a Faculdade Boa Viagem (FBV), na Imbiribeira, Zona Sul; e a Faculdade Integrada do Recife (FIR), no Prado, Zona Oeste. “Selecionamos as instituições onde verificamos maior interferência no trânsito”, destaca Francisco Irineu.

Como acontece tradicionalmente, a Avenida Rui Barbosa, que concentra várias escolas no entorno, receberá a campanha durante todo o mês. Nos outros corredores as equipes atuarão em rodízio. “Nos entornos das escolas particulares a principal preocupação é dar fluidez ao tráfego, coibindo o estacionamento irregular e a fila dupla”, observa. “O enfoque é educação, mas havendo necessidade será feita a autuação.” A multa nos dois casos é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

A equipe ainda visitará dez escolas municipais, a partir da segunda semana. “Nesses locais a ação é voltada para a segurança das crianças, pois muitas se deslocam sozinhas e a pé”, ressalta. O trabalho será desenvolvido através de atividades lúdicas como a peça de teatro Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor e um game show interativo que aborda questões de convivência segura e harmoniosa no trânsito.

O Recife tem uma frota de 700 mil veículos, mas chega a 1,2 milhão ao receber o tráfego de toda a Região Metropolitana.

Últimas notícias