Patrimônio

Obra de restauração do Teatro do Parque está paralisada

Equipamento cultural completa cem anos de fundação em 24 de agosto de 2015 de portas fechadas

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 12/08/2015 às 8:17
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Equipamento cultural completa cem anos de fundação em 24 de agosto de 2015 de portas fechadas - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Que o Teatro do Parque, na Rua do Hospício, Centro do Recife, completaria cem anos de fundação em 24 de agosto próximo de portas fechadas para o público, era de se esperar. Afinal, a restauração do prédio, iniciada em janeiro de 2015, se prolongaria até novembro de 2016. A população não contava era com a paralisação da obra, o que deverá atrasar mais ainda a reabertura do teatro.

O serviço foi suspenso um mês atrás. Ficou no prédio só o vigia, para impedir invasões. O único sinal da obra é uma placa enorme na fachada do teatro, informando as ações que deveriam estar sendo realizadas. O portão fechado por corrente e cadeado, sem o entra e sai de operários, é outro indício da paralisação.

“É absurdo o teatro fazer cem anos numa situação dessa”, declara o ator Cleusson Vieira. “Quando iniciaram a obra, fiquei feliz e acreditei que o prédio seria mesmo recuperado. Se não retomarem logo, o trabalho feito nesses seis meses vai se acabar e aí tudo começa do zero, isso é complicado”, alerta o artista.

O prédio está fechado desde 2010, mas só em dezembro de 2014 a prefeitura autorizou a obra de recuperação. Inicialmente avaliado em R$ 8,2 milhões, o valor chegará a pouco mais de R$ 10 milhões com a compra de equipamentos e melhoria na boca de cena, de acordo com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

Ele diz que a restauração do teatro começou com recursos próprios, mas a intenção da prefeitura é tentar captar verbas com outros parceiros. Diego Rocha nega a paralisação dos serviços, apesar da ausência de operários e do cadeado lacrando o portão. “A obra está em execução, mas algumas atividades são realizadas em outros locais”, afirma, citando a recuperação de móveis.

Fontes consultadas pelo garantem que nenhuma intervenção está acontecendo nem no prédio nem fora dele, há um mês. O teatro, de estilo arquitetônico art-noveau (o painel na fachada com o nome Parque em meio a desenhos florais é bem característico), foi construído pelo comendador Bento Aguiar, um comerciante português, e inaugurado na noite de 24 de agosto de 1915.

EDUCAÇÃO

“Se há uma crise no País, a primeira verba a ser cortada é a da cultura. Sempre é assim. As pessoas não entendem que equipamentos culturais são fundamentais na organização social, ajudam a educar o povo e a reduzir os índices de violência”, lamenta o músico Roberto Santana.

Garçom de um dos restaurantes da Rua do Hospício, Antônio Argemiro de Araújo acrescenta que a via ficaria mais movimentada com o teatro funcionando. “Trabalho aqui há três anos. Quando cheguei o edifício estava desativado, só tinha gato morando no prédio. Não deveriam demorar tanto assim para abrir novamente”, destaca Argemiro.

O presidente da Fundação de Cultura informa que a obra contempla a restauração completa do imóvel, devolvendo ao teatro a feição de 1929. “A cara atual do cine-teatro tem origem numa reforma feita naquele ano”, justifica Diego Rocha. O projeto prevê acessibilidade, climatização, paisagismo e novos equipamentos.

Últimas notícias