Turismo

Olinda ganha placas de sinalização turísticas

A ideia é orientar motoristas em trânsito nas principais vias da cidade

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 15/08/2015 às 8:08
Foto: Divulgação
A ideia é orientar motoristas em trânsito nas principais vias da cidade - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Pouco antes da Copa do Mundo, em 2014, placas turísticas indicativas e interpretativas foram colocadas no Sítio Histórico de Olinda, assinalando os monumentos. Agora, o restante da cidade ganhará sinalização especial de trânsito para orientar o visitante a chegar nesses locais.

A licitação está sendo concluída e a expectativa da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia do município, responsável pelo projeto, é começar a implantar a nova sinalização em 30 dias. Todos os bairros, exceto a Cidade Alta, deverão ser contemplados.

“Vamos marcar pontos de interesse turístico, como as praias, os restaurantes, as igrejas, o casario colonial”, afirma o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão. As placas seguem o padrão do Ministério do Turismo, que financiou o projeto, orçado em pouco mais de R$ 700 mil.

Serão instaladas 41 placas de sinalização turística viária e indicativa, nos principais corredores de trânsito, informa a diretora de Turismo de Olinda, Juliana Rezende.

Ela cita como exemplos as Avenidas Olinda, Presidente Kennedy, Brasil, Pan-Nordestina, Beira-Mar, Chico Science, Ministro Marcos Freire, Argentina Castelo Branco e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, as Ruas Sigismundo Gonçalves e do Sol, e a PE-01, entre outras vias.

A segunda etapa do projeto também prevê a colocação de um pórtico na cabeceira da Ponte do Janga, indicando aos motoristas o limite de Olinda com a cidade de Paulista. “Faltava essa informação para a pessoa saber que estava saindo de Rio Doce (Olinda) e entrando no Janga (Paulista)”, observa Juliana.

Em 2014, com o intuito de preparar a Cidade Alta para receber turistas durante o Mundial de Futebol, realizado no Brasil, a Secretaria de Turismo de Pernambuco implantou nas ruas do Sítio Histórico a Rota de Pedestres de Olinda, composta de 44 placas com informações sobre cada monumento, em português, inglês e espanhol. O serviço custou R$ 80.549,47.

Olinda recebeu da Unesco, em 1982, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade também é reconhecida como Monumento Nacional desde 1980. Mesmo assim, mantém fechados, à espera de obras de restauração, equipamentos culturais como o Cine Duarte Coelho e o Cine Olinda, desativado há 45 anos.

Últimas notícias