adoção

Causa animal ganha reforço de delegados de polícia

Categoria deu início à campanha para estimular adoção de cães e gatos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 11/09/2015 às 8:58
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Categoria deu início à campanha para estimular adoção de cães e gatos - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A causa animal acaba de ganhar um reforço de peso. Os delegados de polícia decidiram se unir na luta contra o abandono e deram início à campanha Delegados de Polícia pela Adoção Animal. Desenvolvida em parceria com o Projeto Patinha e com o Projeto Adote um Vira-Lata, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a iniciativa tem o objetivo de incentivar o ato de adotar e também chamar a atenção da população para o alto número de animais abandonados pelas ruas da cidade. O primeiro evento de adoção encabeçado pelo projeto acontece amanhã, no Parque de Exposição de Animais, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. 

“Nos engajamos em muitos casos sérios, mas esse também é um assunto importante. O problema de animais abandonados é gravíssimo e precisa da atenção da população”, explica o delegado Igor Leite. “Ao mesmo tempo em que tiramos os bichinhos da situação de abandono e sofrimento, eles retribuem enchendo os lares de alegria”, complementa o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues.

A campanha, lançada ontem, conta ainda com o apoio dos delegados Gleide Ângelo, Patrícia Domingos, Erivaldo Guerra e Jéssica Japiassú. A proposta da categoria é realizar eventos de adoção regularmente, com o objetivo de encontrar novos donos para os animais resgatados por voluntários e organizações não governamentais. 

Dados da Secretaria de Direito dos Animais (Seda) apontam que existem cerca de 100 mil cães e gatos abandonados apenas na capital pernambucana. A prática de abandono é considerada crime, com pena de 3 meses a 1 ano de detenção. “Esse é um número grande. Esperamos que essa campanha sirva para alertar a população para o problema e incentive ainda mais a adoção. Esse ato faz bem para a sociedade, porque diminui o número de animais abandonados, e para quem adota, é só alegria”, afirma a coordenadora do Adote um Vira-Lata, Ariene Guimarães.

INTERESSE - Quem tiver interesse em adotar um bichinho pode comparecer ao Parque de Exposição de Animais até as 16h. Os delegados de polícia farão a entrega dos animais pessoalmente. Somente maiores de 18 anos poderão realizar a adoção. É necessário apresentar comprovante de residência e documento com foto (original e cópia). Além disso, no ato de adoção, o interessado precisa assinar um termo de compromisso.

Ao todo, serão disponibilizados para adoção mais de 80 animais, entre cães e gatos. Todos os bichos foram castrados, vermifugados, microchipados e apresentam boas condições de saúde, segundo a organização. “Adotar é um ato de amor”, comenta a delegada Gleide Ângelo.

Últimas notícias