Mobilidade

Ônibus têm ganho de 66,6% na velocidade na Faixa Azul da Imbiribeira

Situação melhorou bastante com a fiscalização eletrônica, implantada em agosto

Margarette Andrea
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Margarette Andrea
Publicado em 17/09/2015 às 7:05
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A necessidade da fiscalização eletrônica na Faixa Azul se confirma. Após implantação de 22 câmeras de monitoramento na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, em 17 de agosto, a velocidade dos ônibus passou de 26 para 35,42 quilômetros por hora, um aumento de 36%. Somando com o crescimento obtido no início de funcionamento da faixa, em janeiro de 2014 (a velocidade era de 21 quilômetros), o ganho total chega a 66,6%.

“Os números mostram que a Faixa Azul cumpre o seu papel e que a fiscalização eletrônica inibe os motoristas de invadirem o corredor exclusivo”, avalia a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, reconhecendo que com o baixo efetivo de guardas de trânsito a fiscalização era tímida, embora já se tivesse resultados positivos. “O aumento do valor da multa também influencia, uma vez que ele passou de R$ 53 para R$ 191, desde 30 de julho”.

Na Avenida Herculano Bandeira, em Boa Viagem, Zona Sul, o resultado é ainda maior, embora a via só tenha 800 metros e três câmeras. Lá, a velocidade dos coletivos saiu de 11 quilômetros por hora antes da existência da faixa para 16,5 quilômetros depois da faixa e saltou para 24,19 quilômetros com a fiscalização, um ganho total de 118%. “Neste caso também houve influência da Via Mangue, que recebeu parte do fluxo de veículos”, observa a gestora.

Apesar dos números positivos, por falta de recursos ainda não há data certa para expansão da fiscalização eletrônica, nem para se chegar aos 60 quilômetros de corredores exclusivos prometidos pela prefeitura para 2014. No dia 31 de agosto, a CTTU implantou 1,5 quilômetro de Faixa Azul na Rua Real da Torre, entre os bairros da Torre e Madalena, na Zona Oeste, sem os equipamentos, embora 200 já estejam licitados.

Hoje, há 22,9 quilômetros de faixa, sendo 14 nos dois sentidos da Avenida Mascarenhas de Moraes, 5,8 quilômetros na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira/Herculano Bandeira, 1,5 quilômetro na Rua Real da Torre e 1,6 quilômetro na Rua Cosme Viana.

A próxima via a receber a faixa é a Avenida Recife. “Estamos aguardando o recapeamento da Rua Hélio Brandão, paralela à avenida, para darmos outra opção aos motoristas que seguem em direção à Ceasa e evitar retenções nas conversões à direita da Avenida Recife, ou não haverá ganho para o transporte público”, argumenta Taciana. 

A CTTU não conseguiu contabilizar o número de multas aplicadas pelas câmeras de monitoramento. “Estamos com um problema no sistema, o processamento está muito lento e é preciso identificar as multas válidas”, diz. Em 2014 foram 3,5 mil multas manuais.

Quem usa a Faixa Azul sente a diferença. Antes os ônibus ficavam presos em engarrafamentos aqui na Mascarenhas. Melhorou com a Faixa Azul e muito mais depois que colocaram as câmeras”, diz a analista administrativa Cristina Alves, 55 anos. "Ainda pode melhorar mais, depende da consciência dos condutores que ainda invadem a faixa de ônibus e atrapalham, mas as viagens estão bem mais rápidas”, afirma o motorista José Ferreira, 64 anos.

TÁXIS

Desde o dia 24 de agosto, os táxis do Recife estão autorizados a circular pela Faixa Azul mesmo sem passageiros. “O acordo é até 31 de dezembro. Passado esse período, vamos avaliar se houve perda da eficiência e se a autorização vai permanecer ou se os táxis voltam a circular apenas com passageiros”, salienta Taciana.

 

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