MARINHA

Navio-escola chileno Esmeralda visita o Recife

Integrantes da marinha chilena vão participar de várias atividades na capital pernambucana. Viagem faz parte do processo de formação de futuros oficiais

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 14/10/2015 às 20:30
Foto: André Nery/JC Imagem
Integrantes da marinha chilena vão participar de várias atividades na capital pernambucana. Viagem faz parte do processo de formação de futuros oficiais - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

O navio-escola chileno Esmeralda atracou no Recife nesta quarta-feira (14) com tripulação de 307 pessoas, futuros oficiais da marinha chilena. Os aprendizes vão passar cinco dias na capital pernambucana com programação cheia pela frente. Neste período, a embarcação será visitada por estudantes de quatro escolas.  

Entre as diversas atividades programadas durante a visita, destaca-se a cerimônia de aposição floral ao busto do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira, nesta quinta-feira (15), às 9h. É uma forma dos futuros oficiais prestarem homenagem ao Brasil. À tarde, os visitantes chilenos vão enfrentar uma equipe brasileira em partida de futebol na Escola de Aprendizes-Marinheiros, em Olinda. 

"São várias atividades. Vamos conhecer a cidade patrimônio da humanidade, Olinda, o Instituto Brennand (Zona Oeste do Recife) as praias, como Boa Viagem (Zona Sul do Recife) e Porto de Galinhas (Litoral Sul do Estado). Além das atividades militares", relata o comandante do Esmeralda, Carlos Fiedler Pinto.  

A viagem dos chilenos começou no dia 31 de maio e terminará em dezembro. Eles vão navegar mais de 40.000 quilômetros, o equivalente a uma volta ao mundo, visitando onze portos e nove países. A embarcação está no mar há 24 dias. O Porto do Recife é o único brasileiro em que o Esmeralda, um navio 60 anos, atracou. 

"A viagem de instrução da marinha é uma prática exercida pela marinha de todo o mundo. Faz parte do lado profissional e cultural do jovem que está se formando oficial. Para nós, é muito bom receber a marinha chilena porque permite a aproximação das culturas e a troca de experiências profissionais", afirma o comandante dos Portos de Pernambuco, Luiz Claudio Lazaro. 

Esta é a primeira vez que o Esmeralda visita Pernambuco. Em novembro deste ano, está prevista a chegada de um navio norte-americano a Suape, no Litoral Sul do Estado.     

Últimas notícias