Tecnologia

Espaço Ciência promove oficinas sobre Luz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Vários experimentos abordarão as mais importantes questões sobre a luz: ótica, energia, astronomia, história e meio ambiente

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 20/10/2015 às 10:40
Foto: Divulgação/ PCR
Vários experimentos abordarão as mais importantes questões sobre a luz: ótica, energia, astronomia, história e meio ambiente - FOTO: Foto: Divulgação/ PCR
Leitura:

“Luz, Ciência e Vida” é o tema escolhido para a 12° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece segue até domingo (25) em todo o Brasil. O Espaço Ciência, que é o organizador do evento em Pernambuco e um grande polo de atividades da SNCT, vai trabalhar a temática em homenagem ao Ano Internacional da Luz com uma programação lúdica que envolve show de ciência e seis oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Também faz parte da programação o Roteiro da Luz, que tem o objetivo de destacar o papel vital da luz na vida cotidiana. Vários experimentos abordarão as mais importantes questões sobre a luz: ótica, energia, astronomia, história e meio ambiente nas diferentes áreas do museu científico.

Os programas itinerantes do Espaço Ciência não ficarão de fora da programação da SNCT.Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos levarão experimentos científicos, planetário digital e exposição de cientistas para o Parque do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife e para as cidades de Itapissuma, Bonito, São Vicente Férrer, Jaboatão, Araçoiaba, Vitória, além das instituições IFPE Recife, Faculdade Joaquim Nabuco e Fundação Joaquim Nabuco.

Programação de Oficinas do Espaço Ciência

Como construir um projetor de baixo custo para smartphones e tablets:  A proposta dessa atividade é construir de forma simples e barata, um projetor que tem como objetivo principal compartilhar o conteúdo visto na tela de um smartphone, por exemplo, podendo ser aplicado em escolas ou mesmo, em casa.

Da gota d’água ao microscópio: Uma das imagens mais belas produzidas pela natureza é um arco-íris, que acontece pela decomposição da luz, ocasionada por meio de uma gota d’água presente no ar, semelhante ao que ocorre em um prisma. Utilizando essa mesma propriedade da óptica e com o auxílio de um feixe de laser, vamos construir um microscópio de baixíssimo custo e bastante funcional.

Faça seu espectroscópio caseiro: O espectro é assinatura de uma determinada luz. Quando observamos, por exemplo a luz solar a olho nu, não é possível identificar sua verdadeira natureza, composição. Para visualizar a “identidade” daquele feixe de luz é necessário o uso de um espectroscópio.

Câmera fotográfica com latinha de refrigerante:  Nas câmeras analógicas a captura da imagem ocorre pela impressão feita em um filme fotográfico, a luz passa em uma fração de segundos, com a abertura do obturador. Com essa mesma ideia é possível construir uma câmera de baixo custo para impressão de filme fotográfico.

Semáforo: A proposta dessa atividade é além de construir e entender como funciona, também é descobrir a escolha das cores que compõem esse sistema de sinalização de trânsito.

Como criar uma imagem holográfica com tablet: Holografia é uma técnica de registro de padrões de interferência de luz, que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões. Com o uso de um tablet e pedaços de garrafa pet ou acrílico de CD transparente vamos demonstrar como projetar uma imagem holográfica.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 12ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia teve início com uma variada programação que tomou conta do Parque Científico e Cultural do Jiquiá. A abertura do evento foi feita por três robôs humanoides programados no computador por alunos da rede municipal de ensino do Recife, nas aulas do Programa Robótica na Escola, iniciado em 2014. Batizados de NAO, que significa cérebro em chinês, os robôs humanoides deram as boas vindas aos alunos e demais participantes do evento, se apresentaram e mostraram um pouco de suas habilidades ao dançarem a música Leão do Norte.

Nesta terça-feira (20), haverá exposição de fotografias de alunos e professores da rede municipal de ensino no edifício sede da Prefeitura do Recife. O material é fruto de oficinas em que os participantes aprenderam as técnicas de Pinholé e Light Painting. No Polo Jardim Botânico do Recife, haverá a Exposição de Pesquisas Científicas, das 9h às 12h, até o dia 25; e bate papo sobre Biotecnologia, das 10h às 10h30, também nesta terça-feira. No Polo Museu de Ciências Nucleares, tem a exposição O Átomo e suas Radiações, até o dia 23. No Polo Espaço Ciência, a partir desta terça-feira (25) o público pode conferir a Exposição Museográfica, experimentos interativos e trilhas ecológicas até o dia 24.
 
A programação completa da 10º Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife está disponível no site www.recife.pe.gov.br.

 


Últimas notícias