Discriminação

Surto de microcefalia gera comentários preconceituosos nas redes sociais contra o NE

Mensagens preconceituosas associavam o aumento no caso de microcefalia, o nordeste e o PT

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 13/11/2015 às 13:46
Foto: Reprodução/Twitter
Mensagens preconceituosas associavam o aumento no caso de microcefalia, o nordeste e o PT - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

As redes sociais foram palco, mais uma vez, de preconceito contra o Nordeste. Desta vez, a agressão contra a região foi motivada pelo aumento inusitado no número de casos microcefalia, uma anomalia congênita em que o tamanho da cabeça do bebê é menor do que o normal para a idade. Pernambuco concentra o maior número de casos: 141 até o momento. Mas também há registros na Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.

No Twitter, as mensagens xenofóbicas direcionadas aos nordestinos, em sua maioria, associavam a região com o Partido dos Trabalhadores. Mais de 60 tweets foram registrados relacionando o PT, a microcefalia e os nordestinos. Veja abaixo alguns exemplos:

XENOFOBIA É CRIME

A xenofobia, bem como racismo e intolerância religiosa, pode ser definida como prática, indução ou incitação de preconceito de raça, cor, etnia e religião. O crime está previsto no artigo 20 da Lei nº 7716/89, com pena de reclusão, que pode variar de 1 a 3 anos e multa. Conforme o parágrafo 2º da mesma Lei, se o crime for cometido através de meios de comunicação, como a internet, a pena pode ser agravada de 2 a 5 anos e multa.

Últimas notícias